Secretaria de saúde registra aumenta número de casos de dengue em crianças no Ceará

João Ananias informou que atualmente a pasta registra mais de quatro mil casos confirmados de dengue

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secret?rio da Sa?de do Cear?, Jo?o Ananias, afirmou, nesta quarta-feira, 26, que a situa??o da dengue no Cear? "? grave". Isso, porque o n?mero de casos de dengue hemorr?gica vem crescendo e, principalmente, tanto a cl?ssica como a hemorr?gica, atingindo crian?as. Houve, conforme ele, uma mudan?a de foco que at? bem pouco tempo atingia mais ? popula??o adulta "e estamos tendo o contr?rio, mais crian?as que s?o mais suscet?veis ? doen?a". Ele n?o soube explicar a causa desse tipo de mudan?a nem declinou dados estat?sticos espec?ficos.

Jo?o Ananias informou que atualmente a pasta registra mais de quatro mil casos confirmados de dengue cl?ssica e mais 13 casos de dengue hemorr?gica, com o caso de uma crian?a v?tima da dengue hemorr?gica em investiga??o.

Ele adiantou que a Secretaria da Sa?de est? "trabalhando a todo vapor" nas a?es de preven??o e combate ? doen?a, mas cobrou maior engajamento da popula??o. "Agora, o problema ? que a dengue ? uma a??o de aten??o b?sica que est? nos munic?pios e n?s fazemos uma a??o compartilhada. ? importante que todos os munic?pios fiquem atentos", alertou o secret?rio, lembrando que, principalmente, nesse per?odo de quadra invernosa, todo cuidado ? pouco e a popula??o precisa colaborar atendendo aos apelos de preven??o.

O secret?rio manter? contatos nesta quarta-feira em Bras?lia na ?rea de Vigil?ncia Epidemiol?gica do Minist?rio da Sa?de. Ali, cobrar? a libera??o de mais 10 mil litros do inseticida malation, que combate o aedes aegypti, e mais equipamentos de borrifa??o. Ele reiterou que todas as aten?es devem ser redobradas no per?odo de chuvas porque ? tend?ncia ? o ?ndice de infesta??o da doen?a aumentar.

Em Fortaleza, conforme o secret?rio, est? concentrado o maior n?mero de casos da dengue, o que resultou na cria??o de um comit? de crise envolvendo Estado, prefeitura e v?rias organiza?es. Ananias informou que o refor?o de inseticida e equipamentos priorizar? a Capital cearense que anota mais de 50% dos casos da doen?a no Estado.

"Aumentou a infesta??o, o munic?pio tem imediatamente que agir com maior rigor. Tendo mais mosquito, tem mais doen?a e tendo mais doen?a tem mais dengue hemorr?gica", disse, adiantando que a Secretaria da Sa?de, quando procurada, refor?a as opera?es na cidade que reivindicar o apoio.

"Pra n?s, a chuva ? uma alegria, mas, ao mesmo tempo, tormento por causa da amea?a de dengue. A popula??o precisa ajudar. Esse controle s? se faz com a participa??o da popula??o", insistiu Jo?o Ananias, explicando que ? de 85% a 90% a incid?ncia do mosquito nos domic?lios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES