Secretaria de Saúde treina 850 policiais militares para combater a dengue no Piauí

Os policiais serão acompanhados de cerca de quarenta enfermeiros da Secretaria Estadual de Saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

For?a e vibra??o aqui s? tem guerreiro no 2? pelot?o! Foi com esse grito de guerra que os primeiros 240 dos 850 homens da Pol?cia Militar do Piau? que v?o atuar no combate ? dengue no Estado come?aram, nesta quarta-feira (23), o treinamento para iniciar na pr?xima segunda-feira, 28, o trabalho no interior do Estado.

Os policiais, acompanhados de cerca de quarenta enfermeiros da Secretaria Estadual de Sa?de (Sesapi), v?o visitar 60 munic?pios. Entre eles est?o os que mais apresentam casos da doen?a e os que podem ser v?timas de epidemias devido ?s enchentes. Inicialmente, o trabalho acontecer? em 29 munic?pios divididos em duas rotas. Para esse destino, 360 policiais j? foram escalados.

O secret?rio de Sa?de, Assis Carvalho, explica que a opera??o Brigada Mata Mosquito vai obedecer ao protocolo do Minist?rio da Sa?de. ?Definitivamente, o mosquito n?o vai ter chance. Estamos muito otimistas, porque sabemos que existe uma t?cnica que, se obedecida, podemos evitar que se pegue a doen?a. Esse protocolo do Minist?rio da Sa?de ser? obedecido por todos que v?o combater a dengue no interior. Esse refor?o da Pol?cia Militar do Piau? ? essencial para vencermos essa guerra, porque, al?m do trabalho que ser? feito de fato, a a??o resulta num efeito psicol?gico em toda a popula??o que certamente dar? mais aten??o no combate ao mosquito?, diz Carvalho.

O comandante da Pol?cia Militar do Piau?, coronel Francisco Prado, ressaltou que os mais de 500 soldados em forma??o possuem ou est?o concluindo o n?vel superior, o que vai garantir que o trabalho seja feito com mais compet?ncia. ?S?o pessoas instru?das que v?o fazer o trabalho, sabendo da import?ncia de se ganhar essa guerra. A partir de hoje, os t?cnicos da Sesapi repassar?o a forma de se combater a dengue e com certeza, unidos, n?s vamos vencer essa guerra?, garantiu o coronel Prado.

Inicialmente, a opera??o deve durar quarenta dias, com possibilidade de se estender por mais tempo, caso seja necess?rio. A Sesapi vai garantir as di?rias, alimenta??o e hospedagem e a Pol?cia Militar vai entrar com a infra-estrutura, incluindo o deslocamento dos policiais.

Nos tr?s dias de treinamento, os t?cnicos da Secretaria de Sa?de e do Minist?rio da Sa?de v?o dar as orienta?es b?sicas sobre as formas de transmiss?o, como localizar o criadouro, aprofundando as informa?es de preven??o ? comunidade, inclusive como deve ser feita a limpeza nas casas. ?O trabalho ser? feito em tr?s momentos. Primeiro ser? a informa??o, com a conscientiza??o da popula??o e limpeza. Num outro momento, acontecer? o combate ao mosquito de fato, com direito ao uso do fumac?, explica o coordenador de Vigil?ncia Ambiental da Sesapi.

Para realizar o trabalho, os policiais v?o receber colete e bon? de identifica??o. A partir do dia 10 de maio, Teresina deve receber a opera??o. ?N?s sabemos da import?ncia de se combater o mosquito e estamos prontos para fazer o trabalho?, disse Lana Cristina, uma das trinta mulheres que fazem parte do pelot?o da PM que vai participar da opera??o.

Na 16? semana deste ano, foram notificados no Estado 1.933 casos da doen?a, o que corresponde a um acr?scimo de mais de 500 casos se compararmos com a semana anterior, que registrou 1.409 casos. Teresina lidera as notifica?es, com 985 casos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES