Secretaria de Segurança capacita agentes para combater fugas; veja

O objetivo é capacitar policiais e agentes penitenciários do Estado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou nesta segunda-feira (23), o Curso de Rastreamento de Fugitivos em Zona de Mata, iniciativa da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), por meio da Escola Penitenciária do Estado, que capacita policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários para combaterem fugas e capturarem fugitivos do sistema prisional.

De acordo com o diretor da Escola Penitenciária do Piauí, Jacinto Teles, o curso, que vai até sexta-feira (27), será ministrado em teoria e prática – contando com a colaboração de dois agentes penitenciários do Ceará, especialistas em Estratégica de Segurança Prisional – e seguirá orientações da Lei de Execução Penal e direitos humanos.

“O preso tem uma busca incessante para sair da prisão, a maioria pelas vias legais, mas há outros que tentam pela via ilegal. Nesse sentido, o Estado tem de mantê-los custodiados, coibindo fugas e preparando os profissionais, para fazer com que os presos cumpram sua pena dentro do sistema prisional”, pontua Jacinto Teles.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, observa que, desde janeiro deste ano, a Sejus tem promovido vários cursos de capacitação dos servidores para assegurar o melhor desempenho das atividades do órgão. Para o gestor, o Curso de Rastreamento é de fundamental importância para reforçar as medidas já adotadas para impedir fugas.

“A partir dessa interlocução sobre segurança penitenciária com as instituições de segurança pública e prisional, podemos aperfeiçoar mais o nosso trabalho. Estamos firmando outras parcerias para realizarmos mais cursos, para, assim, formarmos profissionais cada vez melhores”, destaca o secretário de Justiça.

O curso terá carga horária de 36 horas/aula e a parte teórica será realizada na sede Escola Penitenciária, em Teresina. Já as aulas práticas serão ministradas na Expoapi e na Colônia Agrícola Major César Oliveira. Foram disponibilizadas 29 vagas.

Concurso para agentes penitenciários

Daniel Oliveira ressalta que o governador Wellington Dias autorizou a realização de concurso público para agentes penitenciários em 2016, com previsão de 150 vagas iniciais. O edital deve ser lançado ainda neste ano. Em julho, o Governo do Estado promoveu 55 agentes e a Sejus já formulou documento para promover mais de 200 servidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES