Secretário de Saúde autoriza aquisição de Hemocentro Móvel no Piauí

A unidade irá facilitar a coleta externa realizada pelo Hemocentro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, assinou contrato para aquisição de uma Unidade Móvel para coleta de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

A unidade vai facilitar a coleta externa realizada pelo Hemocentro, fortalecer a descentralização do processo e, consequentemente, aumentar o número de doações. “Dessa forma, o Hemopi aproveitará a disposição do piauiense em ajudar e ir até ele nos locais mais distantes do Estado”, explica o secretário.

Com investimentos de R$953 mil, o ônibus é dotado de equipamentos para triagem de doadores, espaço para coleta de sangue, local para recuperação do doador e lanchonete.

“Para realizar nossa coleta externa, muitas vezes precisamos improvisar ambientes, o que pode diminuir a qualidade do sangue devido às condições do local. Com a unidade móvel, teremos as condições ideais de coleta e armazenamento do sangue, garantindo em 100% sua qualidade e a dos produtos derivados”, explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Agradecimento

Em celebração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, o Hemopi promoveu ação em agradecimentos aos seus voluntários cadastrados e cerca de 150 doadores diários. A homenagem foi em forma de cultura, cuidados pessoais e presentes.

“Acreditamos que a melhor forma de reconhecer a importância desses doadores voluntários é agradecendo por esse ato valoroso de cidadania que é salvar vidas”, disse o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Para a pedagoga Maria dos Remédios da Silva, doadora há dez anos, o ato de doar significa renovação. “Eu me sinto uma pessoa melhor do que eu sou, fico com o espírito renovado toda vez que doo meu sangue para quem precisa”, declarou.

Outra forma de agradecimento é proporcionar conforto e comodidade ao doador, em melhorias no parque tecnológico com aquisição de máquinas de última geração que facilitam a doação e torna melhor a qualidade na transfusão. “Estamos, também, realizando reforma no hemocentro de Floriano com previsão de conclusão em agosto o que tornará o ato de doar sangue mais cômodo doador”, concluiu o diretor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES