Secretário Neris Júnior participa da 3° Conferência de Saúde Mental

conferência tem como temática central o fortalecimento e a garantia de políticas públicas.

Néris Júnior | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas em saúde mental no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Saúde Mental, realiza nesta sexta-feira (17) e sábado (18), a 3° Conferência de Saúde Mental do Piauí, evento que conta com a participação de representantes de todos os territórios de saúde do estado.

O secretário Neris Júnior esteve na abertura da conferência e destacou o trabalho que a Sesapi vem realizando para aumentar a capacidade de atendimento a estes usuários, que são um dos pilares da sua gestão e da governadora Regina Sousa.

"Buscar avanços na nossas políticas públicas em saúde mental é um dos focos na gestão da nossa governadora e a Sesapi vem realizando diversas ações visando aprimorar os serviços destinados a nossa população, em todos os níveis de atenção", disse Neris Júnior.

Direitos

Intitulada "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a conferência tem como eixos estruturantes de discussão o cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; a gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; a política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Secretário Neris Júnior na abertura do seminário (Divulgação)

"A conferência tem como temática central o fortalecimento e a garantia de políticas públicas, o SUS e o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos. Nosso intuito é trazer propostas para o fortalecimento da rede de atenção psicossocial nos municípios, no estado e no país", destaca a gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro.

O evento estadual também é uma preparação para a a Conferência Nacional de Saúde Mental, que vai acontecer em novembro, em Brasília. O Piauí vai está enviando 36 delegados, que serão escolhidos por representantes de todos os territórios de saúde do Piauí.

"Das discussões realizadas nesses dois dias vamos está elaborando as propostas a serem debatidas por nossos delegados, na conferência nacional. Buscando assim avanços para a saúde mental que queremos para o nosso país", lembra Virgínia Pinheiro.

Secretário Neris Júnior na abertura do seminário (Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES