Secretário pede agilidade em demandas de saúde de alta complexidade

O CNRAC é um sistema que controla a regulação de procedimentos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, esteve com técnicos do Ministério da Saúde, em Brasília, para tratar sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras e São Raimundo Nonato e ainda sobre a demanda de cirurgias de alta complexidade.

Para a UPA de Oeiras, Costa solicitou agilidade no processo de liberação para reduzir o porte de II para I, assim como a habilitação do SAMU para o município de Cajazeiras.

Outra pauta foi sobre a demanda de pacientes para realizar procedimentos de alta complexidade, cuja regulação é feita pelo Ministério, por meio da Central Nacional de Regulação em Alta Complexidade (CNRAC). Os procedimentos mais demandados são cirurgias especializadas nas áreas de cardiologia e neurologia, que deverão ser realizadas fora do Estado.

“Esse é um debate que já vemos tendo, inclusive em reuniões com demais secretários de Saúde do país. Com essa reunião, ficou agendada para 10 de março uma reunião com a Diretoria do CNRAC, para que nosso pleito, as nossas demandas do Piauí sejam dadas agilidade”, explica Costa.

O CNRAC é um sistema que controla a regulação de procedimentos da alta complexidade no âmbito interestadual, a fim de garantir o acesso à população de estados com oferta de serviços ausentes ou insuficientes. Permite o dimensionamento do fluxo migratório de pacientes entre Unidades Federativas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES