Secretários se preocupam com avanço do crack no NE

O enfrentamento da violência doméstica e a comercialização do crack

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No XXXVIII Encontro de Segurança Pública do Nordeste e a LIII Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, que ocorreram em Aracaju (SE), os gestores manifestaram preocupação com o avanço do crack em capitais e cidades do interior nordestinas.

O enfrentamento da violência doméstica e a comercialização do crack, motivadora dos crimes no país também foi discutido.

O secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, informou que os secretários estaduais de Segurança Pública também discutiram lei sobre redução da maioridade penal. "Cada vez aumenta mais o número de secretários que são a favor da mudança na lei", falou Robert Rios Magalhães.

Durante a reunião com secretários de Segurança, o ministro da Justiça informa que governo vai enviar para Congresso projeto para inibir violência nas manifestação. Robert Rios Magalhães afirmou que os secretários se reuniram e discutiram com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, um plano de acompanhamento das manifestações programadas para o período da Copa do Mundo, em junho.

Robert Rios disse que os secretários estaduais de Segurança e o ministro José Eduardo Cardoso chegaram à conclusão que não existem no Brasil leis de regulamentação de manifestações populares e que o Governo Federal deve encaminhar nos próximos dias ao Congresso Nacional um projeto para regulamentar manifestações populares, garantir a segurança dos próprios manifestantes e inibir a ação dos que provocam violência e atos de vandalismo.

"Sem leis para regulamentar as manifestações, nós não temos leis e mecanismos de controle das manifestações", disse Robert Rios Magalhães.

O ministro José Eduardo Cardozo disse que o objetivo da medida é garantir a segurança dos manifestantes e dos jornalistas que cobrem os protestos e impedir atos "inaceitáveis" de vandalismo.

"A ideia é fazer uma uma lei equilibrada, sem excessos, afirmada no contexto da democracia brasileira, que não aceita atos ilícitos, que não tolera a violência, mas que garanta a liberdade das pessoas de se manifestar independentemente do conteúdo de suas manifestações", disse José Eduardo Cardoso.

José Eduardo Cardozo pediu aos secretários de Segurança Pública dos estados que contribuam com o texto do projeto de lei, que será encaminhado aos parlamentares em regime de urgência.

"A maior parte dos secretários opinou pela necessidade de uma nova lei", disse o ministro, após se reunir com eles em Aracajú. De acordo com Cardozo, aqueles que atuam no campo policial serão ouvidos nos próximos dias a fim de aprimorar o texto.

A elaboração de um documento unificado que defina a atuação das polícias militares em todo o Brasil também foi tema da 53ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, em Aracaju.

Segundo o ministro, a proposta não vai desrespeitar a autonomia de cada corporação estadual. "O que propomos é uma orientação para atuação das nossas polícias, para que a sociedade saiba como atuam as polícias, os parâmetros e limites da sua atuação", explicou. A sugestão é trabalhada em conjunto com os secretários estaduais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES