Seduc faz intensivão noturno para alunos que vão fazer o Enem

Intensivão Seduc será a partir das 18 h até as 6h do dia 02 de novembro.

Enem será realizado neste final de semana. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) realiza nesta quinta-feira, 01, a grande revisão do Intensivão Seduc, a partir das 18 h, até as 6h do dia 02 de novembro. Serão 12 horas de estudo no Ginásio Verdão, com todas as matérias que serão cobradas no exame.

O objetivo do Intensivão é preparar o estudante da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem dia 03 e 04 de novembro.

Serão ministradas aulas de revisão de Redação, Literatura, Geografia, Gramática, História, Matemática, Física e Química. As aulas serão transmitidas via satélite para 300 Pontos de Recepção, distribuídos em 156 municípios contemplados com o Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber.

A relação Dos Ambientes Escolares estão disponíveis no www.programamaissaber.com.br. São 174 pontos na zona urbana e 126 pontos na zona rural.

Dicas

O estudante Eduardo Neves, de 18 anos, se inscreve no Enem desde 2009. Esta é quarta vez que o morador de Lutécia, no interior de São Paulo, faz o teste. ?Em 2009, quando estava no primeiro ano do ensino médio, foi mais difícil. Tinha conteúdo que fui ver só ao longo do curso. Também não tirei nota boa na redação, que era sobre ética?, lamenta.

Mas a prática levou à perfeição. Sua pontuação em 2011 fez com que ele passasse na Universidade Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR), em engenharia têxtil. Ele também conseguiu bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) em uma faculdade particular. Porém optou pelo curso de história na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Assis, no interior do estado, que tem vestibular próprio, mas também inclui o Enem na seleção dos calouros. ?No ano passado, como estava no terceiro ano, foi bem mais fácil?, afirma.

Ele conta que quer continuar prestando o Enem mesmo sem a intenção de entrar em nenhuma universidade. "Vou fazer a prova novamente só para critério de treinamento e para tentar aumentar a nota em ciências humanas, que a minha área agora". E completa: "Gosto da área de história aplicada para o estudo da educação no país. Quero ver a evolução do Enem e até onde ele vai."

Leitura rápida

Renan Matheus Macedo Tolfo, de 18 anos, prestou o Enem somente uma vez, no ano de 2011, em Porto Alegre (RS), cidade onde mora. E já na primeira tentativa conseguiu índice para entrar nas duas universidades federais para as quais se inscreveu: a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), onde cursou o primeiro período de direito. Renan conseguiu bons índices nas provas e, segundo ele, atingiu mais de 900 pontos na redação.

Quando o jovem fez o exame, não o achou complicado. Porém, ele acredita que o tempo trabalha contra o estudante. ?O tempo é a principal barreira. Não adianta saber a matéria se você não tem a prática de ler rapidamente. Não posso nem dizer que é um problema, acho que é até algo que eles avaliam?, comenta. Por isso, ele recomenda que o aluno, ao ler a questão, grife as palavras-chaves que considera importantes. Assim, o estudante não precisará reler todo o texto quando for responder a pergunta. ?Essa técnica foi fundamental para mim?, conta.

Olha o horário!

Já é a quinta vez que Cláudio Márcio Azevedo Cortes, de 26 anos, irá fazer o Enem. Ele enfrentou a prova antiga, de 64 questões, de 2005 a 2008. Teve a primeira experiência com o novo teste de 180 questões e redação em 2009. ?A prova mais antiga era uma prova mais rápida e mais fácil, não era tão elaborada. Agora ela é mais complicada. Principalmente no dia da redação. Preferiria que fossem três dias, assim, as 180 questões seriam mais bem divididas?, afirma.

A dica de Cláudio vai para os alunos que estão fora do horário de verão. ?As provas serão aplicadas às 13h no horário de Brasília. Portanto, aqui em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, onde moro, ela começará ao meio-dia?, lembra.

O atraso dos estudantes também pode acontecer por conta do tráfego de carros e ônibus, o que preocupa Cláudio. ?Pessoas que irão fazer a prova em cidades grandes, que enfrentam congestionamentos e problemas com transporte público, têm que sair com bastante antecedência?, recomenda ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES