SEÇÕES

Seduc intensifica preparo de alunos para a Prova Brasil

Provas terão início nesta segunda-feira (23)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem realizando uma série de ações para garantir a preparação dos alunos da rede estadual que farão a Prova Brasil, entre os dias 23 de outubro e três de novembro. Dentre elas, a aplicação de simulados com questões de matemática e língua portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e Ensino Médio (3º ano). O primeiro simulado foi aplicado ainda no mês de julho para mais de 40 mil alunos.

Segundo o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, com a aplicação dessas provas, além de preparar o aluno, a Seduc pôde avaliar as dificuldades desses estudantes nas disciplinas e assim elaborar planos estratégicos de ensino para melhorar o aprendizado.

"Essa ação é parte do Pacto pela Aprendizagem, onde reforçamos as atividades escolares nessas disciplinas e realizamos o acompanhamento pedagógico. Elaboramos cadernos de questões específicos para cada turma e avaliamos a proficiência as disciplinas trabalhadas na Prova Brasil", disse.

Para verificar o desenvolvimento dos alunos e o avanço das ações do Pato pela Aprendizagem, a Seduc realizou no mês de setembro o segundo simulado, onde de acordo com Ellen Gera foi notado uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes, confirmando a eficácia das intervenções pedagógicas feitas pela secretaria dentro do Pacto pela Aprendizagem.

"Com a segunda avaliação pudemos conhecer melhor o perfil do aluno e verificar a melhoria do desempenho desses estudantes no que se refere às dificuldades nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Ao todo, foram mais de 80 mil cadernos de questões personalizados e distribuídos entre os alunos, simulando a Prova Brasil", concluiu.

MobiCorretor

A correção dos simulados foi feita de uma forma inovadora no Estado. Através da ferramenta MobiCorretor, dentro da plataforma Mobieduca.Me, onde os professores fotografavam o gabarito respondido pelo aluno e enviavam para o sistema, que já corrigia automaticamente.

A Prova Brasil é uma avaliação da educação básica que acontece a cada dois anos e mensura os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola.

O Piauí conta com 56 polos de coordenação da Prova que aplicarão o exame para 6.500 turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (3º ano), entre os dias 23 de outubro e três de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos