Seduc projeta implantação de educação indígena e quilombola no Piauí

Na reunião foram discutidas demandas relacionadas à formação profissional, educação de jovens e adultos e educação básica.

Seduc projeta implantação de educação indígena e quilombola no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, se reuniu, nesta quinta-feira (16), com  lideranças comunitárias, a fim de projetar  a educação escolar para os povos indígenas e quilombolas. Na reunião foram discutidas demandas relacionadas à formação profissional, educação de jovens e adultos e educação básica.  

O secretário Washington Bandeira pontuou o diálogo como a materialização de uma das metas do Plano de Governo do governador Rafael Fonteles, que propõe a educação profissional explorando o potencial produtivo das comunidades. 

Seduc projeta implantação de educação indígena e quilombola no Piauí | Foto: Divulgação“Tivemos uma reunião importante para a afirmação e efetivação de direitos. Recebemos as lideranças quilombolas, indígenas e do movimento negro de vários lugares do Piauí para ouvir as temáticas para a valorização dos povos tradicionais e a promoção da igualdade racial, que são diretrizes expressas no Plano de Governo do governador Rafael Fonteles. No que compete à Educação, fortalecermos essas pautas por meio da implantação de escolas indígenas, quilombolas, adequação das diretrizes curriculares, formação de professores e gestores, acesso ao ensino Técnico e Profissional, alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, além de inclusão digital”, ressaltou Washington Bandeira.

Para Paulo Henrique Pinheiro, da superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da secretaria de Estado da Educação (Suetpeja/Seduc), o diálogo com estas organizações sociais visa atender às necessidades específicas de cada uma das comunidades.

Seduc projeta implantação de educação indígena e quilombola no Piauí | Foto: Divulgação“Essas lideranças estão conosco em um grupo de trabalho para tratar o alinhamento em relação à educação técnica, profissional, alfabetização de jovens e adultos nas comunidades quilombolas e indígenas. As comunidades buscam melhorias na oferta e cumprimento das diretrizes educacionais para as relações étnico raciais da cultura afro-brasileira e indígena. A longo prazo temos como proposta a implantação de uma escola indígena e uma escola quilombola no estado do Piauí”, informou o superintendente.

O grupo de trabalho, promovido pela Suetpeja/Seduc, envolve também outros setores da administração estadual, como a  Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Seduc projeta implantação de educação indígena e quilombola no Piauí | Foto: DivulgaçãoEstiveram presentes na reunião, líderes dos povos indígenas e quilombolas dos municípios de Paulistana, Paquetá do Piauí, Campinas do Piauí, São João do Piauí, Piripiri e São Miguel do Tapuio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES