Seduc promove capacitação em psicomotricidade em Teresina

A capacitação é ministrada pelo psicomotricista Genivaldo Macário, de Fortaleza (CE)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual da Educa??o e Cultura (Seduc), atrav?s da Ger?ncia de Educa??o Especial, promove, de quarta-feira (20) a sexta-feira (22), o curso de capacita??o em psicomotricidade. O objetivo ? qualificar a equipe de profissionais do Centro Integrado de Educa??o Especial (Cies) e outros profissionais que trabalham na ?rea. O curso conta a participa??o de 118 pessoas, dentre as quais psic?logos, fonoaudi?logos, terapeutas, professores, fisioterapeutas e pediatras.

A capacita??o ? ministrada pelo psicomotricista Genivaldo Mac?rio, de Fortaleza (CE). Ele define psicomotricidade como a ci?ncia que estuda o homem atrav?s do seu corpo em movimento e em rela??o ao seu mundo interno e externo, envolvendo quest?es motoras e psicoafetivas do ser humano.

"O curso vai ajudar esses profissionais a melhorar o desenvolvimento integral da crian?a no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos f?sicos, mentais, afetivos, emocionais e socioculturais, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educadores", explicou Genivaldo Mac?rio.

O psicomotricista destaca que o curso vai ser fundamental para que o educador possa compreender melhor a necessidade de cada crian?a. "Observando a motricidade ou fun??o motora; a cogni??o, ou seja, a mente ou o desenvolvimento intelectual; e as emo?es ou o desenvolvimento afetivo do aluno, o educador vai detectar as necessidades que cada individuo possui e assim desenvolver melhor o seu trabalho, que ? contribuir para a forma??o da personalidade da crian?a", acrescenta, exemplificando como a ci?ncia pode ajudar esses alunos.

"Quando o professor detecta que um aluno ? inibido e tem dificuldade de relacionamento, ele pode ajud?-lo desenvolvendo atividades, como jogos e brincadeiras, para integrar essa crian?a ao grupo. Quando a crian?a brinca ou participa de jogos, fica mais solta e, aos poucos, vai perdendo a vergonha. Empregar a psicomotricidade no dia-a-dia de qualquer pessoa pode funcionar como terapia", ressalta Genivaldo Mac?rio. A capacita??o ocorre nos turnos da manh? e da tarde, no Cies.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES