Sefaz apreende madeira ilegal no Piauí

As apreensões geraram um valor de R$ 13.605,38 entre multa acessória, principal e ICMS

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria da Fazenda está implantando, desde 2008, a Nota Fiscal Eletrônica no Piauí. Em 1º de setembro de 2009, 53 novos segmentos passaram a ter a obrigatoriedade de emissão da NF-e, entre os principais estão serrarias com desdobramento de madeira, fabricantes de cosméticos, perfumaria, higiene pessoal, produtos de limpeza, sabões e detergentes.

Os postos fiscais piauienses estão trabalhando para fiscalizar o cumprimento da emissão da NF-e no Estado. Desde o começo do mês, oito veículos transportando madeira foram apreendidos por transportar a mercadoria sem Nota Fiscal Eletrônica.

De acordo com Carlos Gomes, gerente de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Sefaz-PI, a Nota Fiscal Eletrônica é uma exigência nacional e o rigor aplicado pelo Piauí é semelhante aos demais estados. "A legislação diz que, quando um segmento que é obrigado a emitir a NF-e circula com documento fiscal que não seja eletrônico, ou seja, Nota Fiscal tipo 1 ou 1-A, o documento é inidôneo, ou seja, não apto à operação. Por isso, desconsideramos a Nota Fiscal tradicional e cobramos o imposto e as multas devidas, por acreditarmos se tratar de uma tentativa de burlar o fisco", esclareceu.

?Algumas empresas ainda não se adequaram ao novo sistema eletrônico e chegam ao Piauí com a Nota Fiscal antiga. Desconsideramos o documento e substituímos por uma Nota Fiscal avulsa da Sefaz?, explicou Francisco Soares, coordenador dos postos fiscais.

As apreensões geraram um valor de R$ 13.605,38 entre multa acessória, principal e ICMS. Parte das cargas de madeira apreendidas teve a situação fiscal regularizada e foi liberada.

Segundo Flávio Chaib, diretor da Unidade de Trânsito (Unitran), a mudança do processo manual para o eletrônico trouxe benefícios para os contribuintes. ?A Nota Fiscal eletrônica proporcionou agilidade, qualidade na informação, diminuição dos custos e segurança para o contribuinte. A expectativa é que até 2010 todos os setores implantem a NF-e?, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES