Sefaz-PI apresenta atendente virtual Teresa em evento do BID Brasil

O Open Innovation Day Brasil 2022 mostra inovação e apresenta soluções para os principais desafios de desenvolvimento do Brasil

Sefaz-PI apresenta atendente virtual Teresa em evento do BID Brasil | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Brasil realiza, nesta terça-feira (03), o Open Innovation Day Brasil 2022, uma jornada repleta de soluções inovadoras, tendências e insights para resolver os desafios de desenvolvimento no Brasil. A atividade virtual é focada em inspirar clientes nos temas de inovação e apresentar soluções para os principais desafios de desenvolvimento do Brasil nos setores de Gestão Fiscal, Água e Saneamento, Habitação, Desenvolvimento Urbano e Transportes.

Durante o evento, que contará com a participação do Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Antonio Luiz Soares Santos, o Coordenador de Atendimento da Unicat (Unidade de Atendimento) do órgão, Wagno Linhares, apresentará Teresa, a assistente virtual da Sefaz-PI. “Contamos com o apoio do banco para desenvolver esse projeto e os representantes da instituição financeira ficaram impressionados com a solução integrada de inteligência cognitiva, baseada em nuvem, que a Sefaz-PI oferece, além de ser uma iniciativa pioneira em relação às demais secretarias estaduais da Fazenda, Finanças ou Tributação do país. Portanto, consideram importante apresentá-la aos demais estados e municípios que estarão presentes no evento”, afirma o gestor da Fazenda Estadual.

O secretário ainda ressalta o papel relevante que a atendente virtual teve durante a pandemia da Covid-19, quando muitos contribuintes não podiam se deslocar às agências de atendimento. “Eles buscavam tirar dúvidas por meio da Teresa e graças ao trabalho da nossa atendente virtual realizamos cerca de 23.500 atendimentos só nos primeiros meses da pandemia, de dezembro a abril de 2020”, ressalta o secretário Antonio Luiz.

Por conta da importância da ferramenta virtual, no sentido de contribuir para que as administrações fiscais usem a tecnologia e ofereça a continuidade da prestação dos serviços mesmo em tempo de pandemia, em maio do mesmo ano (2020) a atendente virtual da Sefaz-PI foi destaque na página do banco BID, no blog da Divisão de Gestão Fiscal, que visa discutir a política e a gestão fiscal em níveis nacionais e subnacionais da América Latina e do Caribe.

Vale destacar que por meio da consulta à atendente virtual o contribuinte pode esclarecer sobre: andamento de processos, cadastro, certidões, DAR/GNRE, declarações, documentos fiscais, e-AGEAT, IPVA, ITCMD, malhas fiscais, Nota Piauiense, trânsito de mercadorias, etc. Em relação à consulta sobre o andamento de processo, a atentende virtual pode informar o “status” ao contribuinte, cientificando ao setor onde o processo se encontra. E a cada dia a ferramenta está sendo aperfeiçoada para esclarecer novas dúvidas e dar mais respostas aos contribuintes estaduais.

A Teresa é uma atendente virtual baseada em inteligência artificial que disponibiliza serviços 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para consultar, acesse: https://portal.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/ ou baixe o aplicativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES