Segmento do turismo em Teresina mostra recuperação

A pesquisa identificou que 18.642 turistas estiveram em Teresina no mês de outubro. Esse total deixou a receita de R$ 18,4 milhões.

Avalie a matéria:
Vista aérea Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O turismo de Teresina se encontra em estado de recuperação dos efeitos da pandemia do coronavírus, indica uma pesquisa divulgada na segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). Dados emitidos com base na movimentação no aeroporto da capital piauiense mostram que entre os meses de setembro e outubro de 2020 o setor econômico cresceu 24,6%.

Em janeiro deste ano, o Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella recebeu, entre embarcados e desembarcados, um fluxo de 119 mil passageiros. Em abril, um mês após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia do coronavírus, o fluxo caiu para o número ínfimo de 5.600 pessoas, registrando uma queda de 95% quando comparado com o primeiro mês de 2020. 

Mais à frente, em maio, o fluxo começou a apresentar os primeiros sinais positivos. "Entre setembro e outubro tivemos o crescimento de 24,6% com 53 mil pessoas embarcadas e desembarcadas. Em novembro, nós já temos a informação, fornecida pela INFRAERO, de que o fluxo de passageiros já chegou a 62 mil", explica o coordenador de Turismo da Semdec, Eneas Barros. 

A pesquisa identificou que 18.642 turistas estiveram em Teresina no mês de outubro. Esse total deixou a receita de R$ 18,4 milhões. Vindos de São Paulo foram 32,72%, de Brasília foram 9,88% e de Pernambuco, 9,57%. Destes, os que chegaram à cidade motivados pelos negócios somam 42% dos visitantes.

Por outro lado, a pesquisa também aponta que 7.768 residentes em Teresina viajaram para fora da cidade e tiveram como destino, em sua maioria, o estado de São Paulo (34,95%) e Brasília (25,23%), sendo por motivos de lazer (47,11%) ou visita a parentes e amigos (23,71%).

"A quantidade de turistas que entrou em Teresina deixou na receita uma quantia bem maior do que a despesa que o teresinense deixou lá fora, tornando a atividade turística uma atividade crescente. Dessa forma, eu acredito que em 4 ou 5 meses, no máximo, a atividade turística e o fluxo de passageiros, pelo menos no aeroporto de Teresina, estará alcançando patamar do ano de 2019", disse Barros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES