Segunda etapa do ProUni abre inscrições

Vagas remanescentes são ofertadas até o próximo domingo (7)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa nesta quinta-feira (4) a segunda etapa do ProUni (Programa Universidade para Todos). O programa do governo concede bolsas integrais ou parciais em universidades particulares a alunos de baixa renda.

Na primeira rodada, que ocorreu entre os dias 6 e 10 fevereiro, 822.254 estudantes se inscreveram. Destes, foram convocados 148.327 candidatos.

Serão escolhidos 165 mil bolsistas pelo programa neste primeiro semestre em 1.399 instituições de ensino superior - o número é quase 6% maior do que os benefícios oferecidos em 2009 (156 mil). Do total, 86 mil bolsas oferecidas neste ano serão integrais e 79 mil serão parciais.

As inscrições para as vagas remanescentes devem ser feitas até as 23h59 deste domingo (7) pelo site do ProUni. O resultado será divulgado no dia 10 de março.

Posso me inscrever?

Um dos pré-requisitos para concorrer às bolsas é ter feito o Enem 2009 - as notas das edições anteriores não serão consideradas. Além disso, o MEC (Ministério da Educação) exige que o candidato tenha feito pelo menos 400 pontos no exame. Quem tirou zero na redação está fora da disputa.

Os estudantes também não podem ter diploma de ensino superior e devem atender a, pelo menos, uma das condições a seguir: tenha feito o ensino médio completo em escola pública, tenha cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral, tenha feito parte do ensino médio em escola pública e parte em particular como bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem participar do programa.

Para concorrer a bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar mensal per capita não pode passar de três salários mínimos.

Como funciona

Nessa etapa de inscrições, os estudantes devem informar as notas do Enem e o número do CPF.

Os candidatos deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos, dentre as disponíveis conforme a renda familiar per capita.

As notas de corte, atualizadas diariamente conforme a quantidade de cadastros efetuados no sistema, serão exibidas aos estudantes no momento da inscrição.

Quem tiver dúvidas, poderá ligar para a central de atendimento do MEC, no telefone: 0800 616161. A central funcionará durante todo o período de inscrições, das 8h às 20h. No último dia da segunda etapa, no dia 7 de março, o atendimento será das 8h às 23h59, minuto final para se cadastrar no site.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES