Segurança leva Delegacia Itinerante de Gênero para o interior

São Raimundo Nonato será a primeira cidade a receber o serviço

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de alertar às mulheres sobre violência de gênero, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, vai levar aos municípios do interior do estado, nos territórios de desenvolvimento, a Delegacia Itinerante de Gênero.

São Raimundo Nonato será o primeiro município a receber os serviços da delegacia, que tem como foco atender mulheres das 18 cidades que integram o Território de Desenvolvimento Serra da Capivara. A ação será nos dias 15 e 16 de janeiro e contará com a participação da governadora em exercício, Margarete Coelho.

“A delegacia será composta por duas delegadas e duas escrivãs da Polícia Civil. O atendimento será realizado em duas salas da Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf). Lá, vamos ouvir as mulheres. Elas poderão fazer o Registro de Ocorrência e, dependendo do caso, faremos pedido de medida protetiva”, explicou a delegada Thais Paz, coordenadora da Central de Flagrantes de Gênero e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero.

A coordenadora ressalta que a Secretaria da Segurança vai levar ao Território Serra da Capivara outras ações como a campanha “Acorda Cinderela” e capacitação sobre protocolo de investigação do feminicidio.

“A Secretaria da Segurança desenvolveu um protocolo de investigação do femincicidio e nós vamos capacitar 45 policias militares e civis, que atuam em São Raimundo Nonato e nos outros 17 municípios que fazem parte do Território Serra da Capivara, para todos os inquéritos que investigam feminicídio sejam padronizados e sigam a mesma metodologia”, destaca Thais Paz.

Com relação ao Acorda Cinderela, a delegada informa que a Secretaria da Segurança vai intensificar as ações da campanha no período que antecede o carnaval.

“Em São Raimundo Nonato, vamos um corpo a corpo no Mercado Central alertando as meninas sobre o perigo de ingerir bebida alcoólica, ou qualquer outro tipo de bebida, oferecida por estranhos. Destacar que o medicamento conhecido como 'boa noite Cinderela' não tem cor, não tem cheiro e pode ser misturado até com água. Vamos falar sobre o Vazow, um aplicativo gratuito, que exclui fotos ou vídeos íntimos publicados indevidamente em redes sociais”, disse a coordenadora, lembrando que a Delegacia Itinerante de Gênero, a capacitação sobre protocolo de investigação do feminicidio e a campanha Acorda Cinderela serão levadas a todos os territórios de desenvolvimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES