Seguro DPVAT: 2% das indenizações foram para Piauí

Para poder receber o pagamento de maneira correta e legal, as pessoas precisam estar atentas.

2% das indenizações do seguro DPVAT foram para o Piauí. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O DPVAT é um seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre e garante às vítimas de acidentes causados por estes ou por suas cargas indenizações em casos de morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas. No primeiro semestre deste ano, 216 mil indenizações foram pagas a pedestres, motoristas e passageiros em todo o Brasil.

Com os casos de morte em acidentes, foram constatados no primeiro semestre de 2012, segundo seguradora nacional, 29.770 pagamentos de indenizações. Em nível de Piauí tem-se o registro de 5.954 indenizações pagas, o que representa um valor de 2% em relação ao valor nacional.

Em qualquer um desses casos, para poder receber o pagamento de maneira correta e legal, as pessoas precisam estar atentas a alguns esclarecimentos e dicas gerais.

O primeiro passo a ser seguido é se dirigir a qualquer um dos pontos conveniados ao seguro. No Estado, além das seguradoras conveniadas, existem ainda os Correios que também estabelecem o atendimento conveniado.

Para ir até a um desses postos, a pessoa precisa estar munida de alguns documentos como comprovante de identidade(da vítima), boletim de ocorrência e mais algumas atribuições que vão variar conforme o caso.

Em casos de morte, além dos documentos já citados, a pessoa também deve apresentar sua identidade (representante legal), em invalidez permanente, o laudo do IML e reembolso, o laudo de atendimento médico.

O pagamento também é feito de maneira não burocrática e eficaz. ?As pessoas não precisam procurar intermediários (advogados) para conseguir o pagamento e ainda tem um prazo de até 30 dias para recebimento?, explica Ricardo Xavier, diretor-presidente de uma seguradora representante do seguro DPVAT no Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES