Seid já deferiu mais de 70 Passes Livre Cultura

A Lei do Passa Livre Cultura é de autoria de Rejane Dias.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em menos de dois meses da regulamentação e do pleno funcionamento da Lei do Passe Livre Cultura, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), já deferiu mais de 70 carteirinhas do benefício no Estado do Piauí.

A lei de autoria da então deputada estadual Rejane Dias foi regulamentada e sancionada, este ano, pelo governador Wellington Dias.

O Passe Livre Cultura é um benefício que garante a gratuidade de entrada e o acesso às pessoas com deficiências, que comprovarem renda familiar per capita de até um salário mínimo, em shows, eventos culturais e esportivos.

A coordenadora do Passe Livre da Seid, Lígia Monteiro, explica que em Teresina a solicitação deve ser feita na Secretaria da Assistência Social (Sasc), e no interior, nos Cras ou nas Secretarias Municipais de Assistência Social. “Para obter o beneficio, a pessoa com deficiência deve comprovar a renda familiar per capita de até um salário mínimo. Além disso, o beneficiário deve levar o requerimento de solicitação do Passe Livre Cultura, o laudo médico com descrição da deficiência, a cópia do RG e CPF, comprovante de endereço atualizado e duas fotos 3X4”, fala a coordenadora.

A coordenadora fala que o benefício é estendido ao acompanhante da pessoa com deficiência somente quando comprovada a necessidade do mesmo, através do laudo médico. E que os acompanhantes só poderão usar o beneficio quando, efetivamente, estiverem acompanhando as pessoas com deficiência.

As pessoas com deficiência que já possuem o Passe Livre Intermunicipal terão direito ao beneficio do Passe Livre Cultura, mas deverão preencher os formulários e encaminhar todos os documentos solicitados para que seja devidamente cadastrado junto à Seid.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que o beneficio vai garantir o lazer às pessoas com deficiência. “Esse benefício garantido pelo Governo do Estado, através de uma lei da então deputada estadual Rejane Dias, proporciona o acesso gratuito das pessoas com deficiência em cinemas, teatros e casas de espetáculos. Isso é muito importante para levar mais entretenimento a essas pessoas”, frisa o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES