Seis casos de gripe suína no CE

Novos casos podem surgir ainda esta semana no Estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sobe para seis o número de casos confirmados da Influenza A (H1N1) no Ceará. Ontem de manhã, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recebeu mais uma confirmação do Ministério da Saúde (MS). Trata-se de um homem de 38 anos infectado durante uma viagem ao Chile.

Novos casos podem surgir ainda esta semana no Estado. A Sesa aguarda os resultados dos exames de secreção realizados em 13 pacientes que apresentaram os sintomas da nova gripe e foram atendidos no Hospital São José, em Fortaleza.

Outros 11 casos já foram descartados desde o início da doença este ano, de acordo com o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A e coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca.

Dos casos de Influenza A já confirmados no Ceará, desde o início do aparecimento da doença no Brasil, quatro são mulheres e dois são homens, com idade entre 19 e 38 anos. ?Essas pessoas fizeram a coleta de material e foram medicadas, esse procedimento agora só é feito em pacientes com sintomas graves ou em grupos de risco (como bebês, idosos e pessoas imunodeprimidas)?, ressaltou Fonseca.

Resistência

Segundo ele, o Ministério da Saúde anunciou a mudança no sistema de tratamento dos casos suspeitos de infecção pelo vírus influenza A, na sexta-feira passada, para evitar que o vírus se torne mais resistente. ?O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, decidiu tratar a Influenza A como uma gripe comum, já que 99,4% dos casos no Brasil apresentam sintomas leves e alguns moderados. Só houve um caso grave, que veio a óbito?, acrescentou.

Na visão de Manoel Fonseca, a medida ministerial evita que pacientes com quadro leve e moderado sejam atendidos no Hospital São José. ?Essas pessoas devem ir a um posto de saúde ou pelos planos de saúde. Contudo, se o quadro complicar, com sinais de pneumonia ou infecção respiratória, essas pessoas devem ir ao Hospital São José?, ressaltou.

Com o novo protocolo de tratamento, ?a notificação dos casos de gripe suína vão depender da boa vontade das pessoas que atenderem os pacientes com sintomas leves. A Sesa só vai tomar conhecimento dos casos moderados e graves?, revela o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A no Ceará.

O diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz, ficou satisfeito com a decisão do ministro José Gomes Temporão. O infectologista é favorável que apenas os casos muito sintomáticos sejam investigados.

Moderação

Com a mudança, ?as doenças severas terão um bom acompanhamento, o que seria impossível se o número de casos aumentar muito?, avalia. Ele também acha que a medicação deve ser dada apenas as pessoas com sintomas graves e aquelas com risco de desenvolver a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES