Sejus e Uespi realizam aula inaugural da pós em Gestão Prisional

O curso teve sua primeira aula nesta sexta-feira (14)

Nesta sexta-feira (14), aconteceu a aula inaugural do curso de especialização em Gestão Prisional, em nível de pós-graduação latu sensu, realizada através de parceria entre a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), por meio da Escola de Formação Penitenciária, e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável por ministrar o conteúdo. Cerca de 60 agentes penitenciários do Piauí, Maranhão, Ceará e Depen terão a oportunidade de renovar os conhecimentos na área.

 A ideia é qualificar os profissionais com o auxílio de disciplinas que serão úteis durante o dia a dia da gestão penitenciária, envolvendo políticas públicas, ressocialização e questões técnicas de segurança. O objetivo é prestar um melhor serviço para a população e também adquirir líderes mais capacitados.

 De acordo com o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, a pós-graduação é um importante instrumento no processo de capacitação dos servidores, além disso, vai trazer bons resultados no trabalho de garantia da segurança no Piauí. “Esta especialização é uma experiência modelo para todo o Brasil. Um desafio para nós, além de ser um compromisso social com os servidores e a sociedade, que terá profissionais ainda mais qualificados tratando da segurança. É uma grande meta conquistada, por isso, estamos muito felizes com mais este investimento”, destaca.

 Durante o curso, serão abordadas matérias como Sistema de Segurança Pública e Prisional do Brasil, Execução Penal, Criminologia Aplicada ao Sistema Penitenciário, Direitos Humanos e Ressocialização, Prevenção e Gerenciamento de Crises no Sistema Prisional, Políticas Públicas Aplicadas ao Sistema Prisional.

 O curso tem carga horária de 405 horas/aula, com previsão para ser concluído no dia 11 de novembro de 2017. Esta é a primeira especialização do Brasil exclusiva para agentes penitenciários, a segunda do país na área penitenciária.

“Há muito tempo sonhávamos com a efetivação deste projeto. A partir de iniciativas como a especialização, vislumbramos também a possibilidade de mais outros cursos, pois o que queremos é melhorar a cada dia a segurança pública do Piauí’, conclui o diretor da Escola Penitenciária, Jacinto Teles.

 As aulas da pós-graduação serão realizadas na Escola Penitenciária a cada 15 dias, às sextas e sábados.


Aula inaugural da especiallização em Gestão Prisional
Aula inaugural da especiallização em Gestão Prisional




Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com