Sem alicate e lixa, salão oferece tratamento com peixe-pedicure

Animais, que não possuem dentes, retiram as células mortas dos pés.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que tal ir ao salão de beleza para enfeitar os pés sem o auxílio de alicates, tesouras e lixas? Em Porto Alegre, isso já é possível. Vindos direto da Turquia e abrigados em aquários especiais, os peixes Garra Rufa ajudam no tratamento da pele e têm despertado a curiosidade de clientes que frequentam o estabelecimento em um shopping da capital do Rio Grande do Sul.

Também conhecidos como peixes-pedicure, os animais fazem uma pequena sucção nos pés dos clientes, retirando as células mortas. ?É indolor. No início, causa um formigamento, mas logo passa e aí vem o relaxamento?, explicou Vana Tórgo, responsável pela técnica no Hugo Beauty.

Sem hesitar, a empresária Taís Hens sentou no banco em frente ao aquário e colocou os pés na água. Os peixes se aproximam imediatamente. Depois dos 15 minutos de relaxamento, ela afirmou estar surpreendida. ?É bem suave. E fica macio mesmo?, garantiu.

O salão de beleza possui dois aquários com cerca de 100 peixes cada. Antes do tratamento, os pés são higienizados com água e álcool. O cuidado com o esmalte também é necessário. As unhas devem ser pintadas 48 horas antes do processo. Outra opção é fazer a esfoliação com os peixes e depois escolher a cor para a pintura. Os animais são alimentados duas vezes por dia, com ração própria. Segundo Vana, 10 litros de água, em média, são trocados diariamente. A temperatura também é agradável aos clientes ? é mantida entre 28 e 29 graus.

A administradora do estabelecimento, Gabriela Niederauer, pensava em importar a técnica há mais de um ano. A ideia veio depois de uma viagem da filha para a Turquia. ?Ela notou que os pés ficaram muito mais macios. Quando me contou, na hora eu pensei em trazer?. Os Garra Rufa, que medem até 10 cm e vivem cerca de seis anos, se reproduzem com facilidade em lagos do Oriente Médio. A exploração comercial do animal é protegida por lei no país turco. No exterior, ele é bastante utilizado para o tratamento da psoríase (doença inflamatória da pele). Para essa finalidade, o cliente entra com todo o corpo em uma piscina.

Em Porto Alegre, o processo de limpeza dura de 15 a 30 minutos e os valores vão de R$ 25 a R$ 45. Por ser novidade, a técnica ainda encontra resistência de alguns clientes. A procura dos homens pelo tratamento, no entanto, surpreendeu. ?Como a maioria deles tem calos e pele mais grossa, o tratamento funciona muito bem?, relata Gabriela.

A partir da próxima semana, o estabelecimento vai inaugurar o Spa dos Pés, com mais dois aquários, em outra sede em Porto Alegre. Já famosa em diversos países, a aposta é que a técnica encante também aos brasileiros. "Dá uma sensação de cócegas inicial, uma sensação curiosa, de deixar o peixe pegar o pé.

Depois a gente sente um relaxamento. A gente se desliga de tudo", elogia a relações públicas Luciana Brambilla.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES