Sem regulamentação, lei que institui Feira de Animais pode ficar inútil

Segundo a presidente da APIPA, Rosely Klein, alguns aspectos importantes precisam ser definidos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recentemente, o prefeito Elmano Férrer sancinou o projeto de lei de autoria da vereadora Teresa Britto (PV), que institui a Feira Municipal de Animais de Companhia. A ideia é que a atividade seja realizada semanalmente, com o auxílio da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA). Contudo, se não for regulamentada, a lei pode ficar sem utilidade.

Segundo a presidente da APIPA, Rosely Klein, alguns aspectos importantes precisam ser definidos. Um deles é a viabilidade da feira acontecer semanalmente. ?Precisamos de voluntários e do apoio da prefeitura no transporte dos animais?, afirma Rosely, acrescentando que a feira só deve acontecer uma vez por mês, pois também é necessário preparar os animais para adoção, castrando tanto os machos quanto as fêmeas.

Para evitar que as pessoas adotem movidas pelo impulso e depois abandonem os bichos, a APIPA deseja preparar seus voluntários, de forma que o órgão faça uma avaliação prévia de quem pretende adotar, além de fazer um cadastro com o endereço para visitar essas pessoas após algum tempo e verificar como os animais estão sendo cuidados.

Os membros da APIPA temem que, sem a devida regulamentação, aconteça o mesmo que aconteceu na lei sancionada em 2009. ?Ela autoriza a criação do Programa de Proteção aos Animais Domésticos, estimulando a guarda responsável e determinando o direito ao abrigo para animais disponíveis à adoção. Mas nunca saiu do papel?, lamenta Rosely.

As feiras de adoção de animais de companhia devem acontecer nas praças dos diferentes bairros da capital e também se destina à prestação de serviços para os animais como vacina e castração, além da realização de ações educativas sobre posse responsável de animais e a coleta de dados para fazer o controle populacional de cães e gatos em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES