Sem vaga de UTI pediátrica, bebê é colocado em caixa de papelão

Cidade não possui na rede pública leitos de UTI's para crianças.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem vaga de UTI pediátrica, a equipe de enfermagem de um pronto-socorro de Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, improvisou tenda com caixa de papelão para colocar uma bebê de apenas 2 meses de vida. Apesar da imagem da criança na caixa ter gerado bastante revolta na internet, o improviso dos profissionais salvou a vida da menina. 

Ariany Duarte da Fonseca conta que trouxe Alice Emanuele para atendimento após a criança apresentar dificuldade para respirar. Ela foi diagnosticada com bronquiolite. Enfermeiros e médicos improvisaram a estrutura para reproduzir o funcionamento de um equipamento de oxigenação. 

O pronto-socorro onde Alice estava não tinha UTI Neonatal, e com o quadro de saúde da menina, a equipe de enfermagem resolveu fazer o atendimento emergencial improvisando a tenda usada na UTI para oxigenação.

Bebê  ficou cerca de meia hora na caixa até conseguir a vaga na UTI pediátrica do Hospital Estadual de Sumaré (SP). “Como não tinha lá [a tenda], precisava colocar o dreno. O dreno tinha, mas só de adulto. Eles tentaram cortar e colocar, só que ela estava muito agitada e batia, e ficava saindo”, conta Ariany. 

“Aí improvisaram tipo uma tenda, que é a caixinha [de papelão], colocaram a mangueira do oxigênio dentro pra ela ficar ali um pouco, pra ela ficar mais calma e ser transportada.”

Santa Bárbara d'Oeste, hoje com 180 mil habitantes, não possui na rede pública leitos de Unidade de Terapia Intensiva para crianças. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES