Semam aprova planos de recuperação do Meio Ambiente em Teresina

Os planos serão executados com recursos da compensação ambiental

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aluísio Sampaio, se reuniu nesta terça-feira(15), com membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, para apresentar o Plano Municipal de Aplicação de Recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que a Semam preparou para Teresina.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de programas e projetos de gestão ambiental e a recuperação do meio ambiente, o Fundo tem como órgão gestor a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM, responsável pelo monitoramento e execução dos projetos aprovados diante de um conselho, formado por representantes de entidades do governo municipal, das organizações não-governamentais e do setor privado.

“Apresentamos aqui planos de ação baseados nos problemas que a secretaria identificou nos últimos meses e que precisam de uma atenção maior, para que se reverta o quadro crítico de poluição em nossa cidade. Tudo isso utilizando os 315 mil reais, recursos oriundos da compensação ambiental de empreendimentos que se instalaram no município de Teresina, e que a secretaria arrecadou”, explicou Aluísio Sampaio.

Na reunião foram discutidos cinco planos de ação, que após a avaliação dos órgãos presentes, resultou na aprovação de quatro desses planos.

Inicialmente foi aprovado o plano de Campanha Publicitária de Proteção aos Rios Poti e Parnaíba, que tem um orçamento de até R$ 30 mil, e terá como foco atingir todos os públicos da sociedade, através de panfletos e cartilhas, destacando a importância do cuidado com o lixo e de preservação dos rios.

Para a estruturação de uma patrulha ambiental, foram aprovados a compra de uma caminhonete, cabine dupla com carroceria, e de uma lancha ambiental,  que serão utilizadas para intensificar a fiscalização de irregularidades, em terrenos, nos rios, riachos, tanto na zona urbana, como na zona rural.

“Vamos realizar uma reunião extraordinária, na próxima segunda-feira (21), na sede da Semam, onde vou receber os membros do conselho que poderão apresentar novas sugestões de projetos voltados para a utilização do Fundo Municipal de Meio Ambiente”, destacou o secretário.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES