Semam fiscaliza despejo de esgotos de residências nas margens do rio Poti em THE

A fiscalização junto às residências teresinenses para coibir o lançamento clandestino de esgoto nas águas do rio Poti vai ser intensificada pela Semam

Sujo | Poti é destino final de grande parte do esgoto teresinense | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) vai intensificar a fiscalização junto às residências teresinenses para coibir o lançamento clandestino de esgoto nas águas do rio Poti. A medida é uma resposta ao pedido do Ministério Público Federal à Justiça para que os aguapés do rio sejam retirados. A decisão judicial ainda não foi proferida, mas o município já se antecipa.

A ação cautelar que pede a retirada imediata dos aguapés não é apenas contra o município, mas também contra a Agespisa e a Agência Nacional de Águas (ANA). Após a decisão judicial, caso a Justiça os notifique, eles terão o prazo de 60 dias para começarem a agir. O município, no entanto, através da Semam, já começa a desenvolver as primeiras ações no sentido de despoluir o rio.

?A Semam vai aumentar a fiscalização e, além disso, vamos realizar ações educativas para que a população seja conscientizada da necessidade da sua contribuição nessa luta de despoluir os rios da cidade. Não é apenas a Agespisa ou o poder público que deverá buscar isso, a sociedade também precisa estar junto conosco para o alcance desse objetivo. Já que apenas 17% dos teresinenses contam com esgoto sanitário, nós precisamos impedir os restantes a jogarem seus esgotos nos rios?, disse o assessor jurídico da Semam, Paulo Roberto Formiga.

O procurador da República, Kelston Lages, disse que o apelo à Justiça foi a única forma encontrada para tentar salvar o rio Poti. ?A Justiça é o único poder que poderá obrigar os gestores a lutarem pela vida do rio Poti e o Ministério Público está cumprindo seu papel de buscar isso.

Nós percebemos que o rio está pedindo socorro. Os aguapés provam isso. Se não há iniciativa do poder público, cabe ao Ministério Público cobrar isso deles?, disse.

A Procuradoria da República decidiu executar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa ações para combater a degradação dos rios Poti e Parnaíba. Com isso, cinco ex-presidentes da Agespisa terão que pagar multa, por causa do descumprimento do TAC.

A direção da Agespisa informa que, com referência à ampliação da rede de esgoto em Teresina, única cláusula do TAC que não foi cumprida, a diretoria esclarece que já está providenciando novas licitações para dar andamento às obras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES