Semam vai promover compensação ambiental e folia sustentável no Carnaval

A realização do Corso, além de movimentar, com seus três palcos e atrações musicais, milhares de foliões, deixará um legado verde para Teresina

semam | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sintonia com a Prefeitura de Teresina, que não mede esforços para a realização do Carnaval após dois anos sem a festa por causa da pandemia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Semam, tem realizado ações de apoio ao evento.

Semam vai promover compensação ambiental e folia sustentável no Carnaval

Na sede da secretaria, no Parque da Cidade, na zona Norte, o secretário Luís André recebeu membros da Guarda Civil Municipal de Teresina, entre eles o GCM José Teixeira, para a entrega dos dois aparelhos de drone do acervo da Semam. O empréstimo tem o propósito de incrementar a segurança e monitoramento da movimentação do Corso do Zé Pereira, tradicional festa de rua que a Prefeitura e Fundação de Cultura Monsenhor Chaves promovem neste sábado, dia 11, na zona Leste de Teresina.

A realização do Corso, além de movimentar, com seus três palcos e atrações musicais, milhares de foliões, deixará um legado verde para Teresina. Assim como em 2019, a empresa de Brasília INCT Co2 Zero vai quantificar a emissão de carbono que a festa emitirá no meio ambiente. “Recebemos ainda em janeiro o CEO da empresa, Marcus Andrey Vasconcelos, que nos enviará o relatório pós-evento para que uma compensação ambiental seja estipulada”, afirmou o secretário Luís André.

Após a edição de 2014, a compensação ambiental proveniente da realização do Corso calculada pela INCT, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Oscip, originou uma nova área verde em Teresina, plantada nas proximidades do Centro Cultural Sesc Cajuína, na altura do número 700 da Avenida Cajuína, no bairro Noivos.

Campanha digital

Sempre buscando conscientizar a comunidade de sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, a Semam planejou uma campanha em seu Instagram chamada Carnaval + Sustentável. A ideia é postar diariamente lembretes que ações simples e individuais fazem a diferença no coletivo. Evitar o desperdício de materiais não recicláveis, não jogar lixo em vias públicas, respeitar a Lei do Silêncio e as delimitações das áreas para a realização das festas estão entre estes avisos.

Para completar, uma força-tarefa dos departamentos responsáveis não tem medido esforços para agilizar as licenças para a realização dos eventos carnavalescos dos mais diversos portes, além de orientar aos requerentes sobre os passos necessários para que seus pedidos sejam finalizados com a maior presteza possível. “Estamos todos imbuídos do espírito de colaboração para que o Carnaval pós-pandemia seja organizado, sustentável, animado e memorável, a começar pelo Corso, neste sábado”, declarou o secretário Luis André, em reunião com Ênio Portela, presidente da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES