Semana da Consciência Negra tem lançamento de livro

Semana da Consciência Negra tem lançamento de livro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dentro da programa??o da Semana da Consci?ncia Negra, que se realiza no espa?o Zumbi dos Palmares, em Teresina, desde o ?ltimo dia 19 e prosseguindo at? o pr?ximo dia 30, foi lan?ado nessa quarta-feira (28) o livro Anemia Falciforme, do autor Maur?cio Pestana, que tamb?m ? escritor, publicit?rio, chargista e jornalista.

Anemia Falciforme ? uma doen?a heredit?ria que causa m? forma??o das hem?cias. Elas assumem forma semelhante a foices (de onde vem o nome da doen?a), com maior ou menor severidade de acordo com o caso, causando defici?ncia do transporte de gases nos indiv?duos que a possuem. A doen?a ? muito comum na ?frica, Europa mediterr?nea, Oriente M?dio, regi?es da ?ndia e em pessoas negras.

Maur?cio Pestana come?ou seu trabalho de chargista no Pasquim, tendo presen?a marcante tamb?m na revista Isto? e em jornais como o Di?rio Popular e Grande ABC. Paralelamente ao trabalho de cartunista, come?ou a produzir diversas cartilhas e manuais sobre a quest?o racial no Brasil, tornando-se refer?ncia na arte de educar e conscientizar atrav?s dos desenhos e do humor. Hoje, tem registrado a publica??o de 40 cartilhas e 12 livros sobre o tema quest?o racial. Atualmente, Maur?cio ? coordenador editorial da revista Ra?a Brasil.

O lan?amento do livro contou com a presen?a da presidente da Fundac, S?nia Terra, da ouvidora-geral do Estado, Ros?rio Biserra, do diretor do HGV e m?dico No? Fortes, al?m de representantes de organiza?es, associa?es e comunidade.

S?nia Terra destacou a import?ncia do tema por ser ainda desconhecido pela grande parte da popula??o. ?A oportunidade de estarmos aqui discutido junto com as autoridades p?blicas a Anemia Falciforme passa a ser um grande passo que n?s da popula??o negra estamos alcan?ando. ? importante essa troca de experi?ncias e saberes, que gera o respeito ?s diversidades e ? nossa luta?, explicou.

O evento contou ainda com uma noite de aut?grafos e a atra??o musical do Grupo Cultural Coisa de Nego, encerrando a festa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES