Semana de Conciliação do TJ-PI começa em novembro

No ano passado foram apreciados 2414 processos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Realizada anualmente, a Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça (TJ-PI) chega a mais uma edição no Estado, tratando-se de uma campanha de mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca selecionar os processos que tenham possibilidade de um acordo e intermediam a resolução do conflito, visando a celeridade das ações e a redução do numeroso estoque de processos emperrados na Justiça do país. A iniciativa já tem data marcada e acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro.

No ano passado foram apreciados 2414 processos, nesse âmbito, o foco desta edição abarcará as pautas de família, utilizando os recursos possíveis para que se chegue a um denominador comum. As conciliações abarcadas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. 

No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores e/ou juízes, no intuito de que ele não chegue ao patamar final.

Para o sucesso da iniciativa, a comissão responsável pela organização tem se reunido periodicamente, como aconteceu na manhã de ontem, onde juízes de competência cível discutiram detalhes referentes à jornada. 

Na ocasião também foi indicada a continuidade da utilização do sistema eletrônico para o acesso aos processos, sem que haja a necessidade de retirá-los das varas e secretarias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES