Semana do Ser será realizada em setembro

Semana do Ser será realizada em setembro

Marinalva Santana | Arquivo MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Visando promover a discussão em torno da comunidade LGBT, como todo os anos, o Grupo Matizes promove a Semana de Ser em setembro. Este ano o tema será "Paz sem voz não é paz, é medo" remetendo à violência que a juventude, principalmente a dos jovens gays, lésbicas bissexuais e transexuais, vem sofrendo no Piauí e de outros segmentos da sociedade também oprimidos.

A coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, explica que o evento não é voltado apenas para o público LGBT, mas trata dos direitos humanos de forma ampla.

"A 10ª edição é diferente, nós conseguimos mobilizar os mais diferentes públicos e vamos debater diversas questões relativas aos Direitos Humanos, inclusive a dos animais em várias instituições em Teresina, como na UFPI e UESPI", explica.

Marinalva revela que o tema é um trecho da música da banda O Rappa, que ilustra o evento. "A letra da música caracteriza bem o nosso tema, pois a nossa juventude tem sofrido com a violência, como os jovens que sofrem bullying homofóbico nas escolas, os jovens da periferia, os grafiteiros. Então precisamos dar um basta nisso, vamos debater o assunto", completa.

A programação da 10ª edição da Semana do Orgulho de Ser conta com participação de palestrantes que são referências nacionais em vários segmentos, como o promotor baiano Heron Santana que tem forte atuação na área de Direito Ambiental, com várias ações em defesa dos animais, o escritor e psicólogo João W. Nery, considerado o primeiro homem transexual a fazer uma cirurgia de readequação sexual no Brasil, ainda na década de 70, no evento haverá o lançamento da sua biografia, o Delegado de Polícia Civil de Sergipe Mário Leony, membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT, dentre outros.

O evento acontece nos dias 10 a 17 de setembro, quando serão realizadas palestras, oficinas, exibição de filmes, discussões, shows, mesa-redonda sobre grafite e direitos dos animais em vários locais de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES