Semar avalia resultados de programa de combate a incêndios no PI

Renião avaliou os resultados já obtidos junto aos municípios

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Mundial estiveram reunidos na terça-feira (26), para avaliar os resultados já obtidos junto aos municípios que são atendidos pelo Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Piauí (Procerrado), iniciado em abril de 2014. Representantes da Fundação Agente, responsável pela gestão do projeto no Estado, também participaram da reunião.

“O Procerrado é um importante programa de redução dos problemas que o cerrado enfrenta com queimadas e desmatamento. Está sendo executado no Piauí com recursos provenientes do Governo Inglês, oriundos do Banco Mundial (Bird), na ordem de US$ 4 milhões. É coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Agente, entidade não governamental e sem fins lucrativos, é a responsável pela administração financeira dos recursos de doação ao projeto, Contempla os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Currais, Santa Filomena e Palmeira do Piauí, onde se concentram em média 30% de todos os focos de calor para o Estado do Piauí”, explica Carlos Antônio Moura Fé, superintendente de Meio Ambiente da Semar e coordenador do projeto no Piauí.

Além da prevenção e combate às queimadas, o projeto trabalha ainda com um segundo componente, que é a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), processo e regularização ambiental das posses e propriedades rurais de até quatro módulos fiscais. Pelo que foi exposto pela equipe da Semar, em dois anos de execução, o Procerrado já realizou a regularização ambiental rural em 2.427 propriedades, que representa 81,73% (7.769.493 hectares) de um total de 9.506.597 hectares de área passível de cadastro. Nos cinco municípios contemplados pelo projeto, 60 pessoas foram capacitadas para a execução do Cadastro Ambiental Rural.

De acordo com Bernadete Lange, especialista ambiental do Banco Mundial, “o Procerrado/Piauí acelerou a sua implementação, já há resultados efetivos demonstrados, principalmente no que se refere ao CAR. Ainda há um bom caminho pela frente, até dezembro de 2017, quando se encerra o projeto, mas pode-se afirmar que ele está no caminho certo. Vamos agora visitar os municípios contemplados pelo programa, onde estão acontecendo atividades de campo para o Cadastro Ambiental Rural e que terão nos próximos meses atividades de prevenção e combate a incêndios florestais para verificar as parcerias que foram acordadas e os resultados já obtidos”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES