Semar irá colocar cem mil peixes na Barragem do Bezerro

A medida ocorre após 100 pessoas sofereem ataques no local.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma ação conjunta dos governos Federal, Estadual e Municipal pretende eliminar o ataque de piranhas na Barragem do Bezerro, localizada na cidade de José de Freitas. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, entrou em contato com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e a prefeitura do município a fim de que sejam colocados 100 mil unidades de peixes de outras espécies no reservatório. 

“O peixamento vai impedir a ação das piranhas contra os humanos já que elas passarão a se alimentar dos outros peixes. Além disso, os pescadores terão seu trabalho garantido com o aumento da pesca”, garante Ziza Carvalho. Ao Dnocs caberá a disponibilização dos alevinos, através do Centro de Referência Aquicultura e Pesca Adhemar Braga, instalado na cidade de Piripiri.

O secretário acrescentou que vai acompanhar o trabalho e que pretende realizar uma ação estratégica de educação ambiental. O Governo do Estado, através da Semar, irá pretende firmar parceria com o Dnocs, Ibama e Prefeitura de José de Freitas para desenvolver ações junto aos comerciantes, pescadores e turistas, com o objetivo de garantir o equilíbrio ambiental.

“O que estamos vendo na barragem do Bezerro é um exemplo do desequilíbrio, principalmente, resultado da ação do homem que não respeita, por exemplo, o período da piracema. Pescar em período normal é correto, mas desobedecer a lei pode causar sérios prejuízos para a natureza e para o ser humano. É o caso das piranhas, que ficaram sem o seu alimento natural e passaram a atacar os banhistas”, ressalta Ziza Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES