Semar: Piauí deve registrar chuvas acima da média na região Norte até março

A tendência climática para o estado no primeiro trimestre de 2023 foi divulgada nesta sexta-feira (6) pela Semar

Chuvas no Piauí | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de um novembro com chuvas acima da média histórica no Piauí e um dezembro com grande volume, sobretudo nas regiões centro-norte e sudoeste do estado, são esperadas chuvas acima do normal, desta vez mais ao norte do Piauí. 

Esta é a tendência climática para o estado no primeiro trimestre de 2023, divulgada nesta sexta-feira (6), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). 

Previsão para o primeiro trimestre de 2023 | FOTO: Reprodução SEMAR

Segundo o informativo, a maioria dos modelos de previsão da temperatura da superfície dos oceanos mostra a persistência da condição de La Niña na região do Pacífico Equatorial nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. 

Ainda conforme o relatório, as previsões de anomalias de precipitação para janeiro, fevereiro e março indicam maior probabilidade de chuva acima da média no centro-norte da Região Nordeste, sugerindo que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que já esteve atuando nos dois meses anteriores, continue provocando precipitações acima da média. 

"A análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas e o resultado dos modelos de previsão climática para o trimestre JFM/2023 indicam para o Piauí, maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem entre valores normais a acima da faixa normal climatológica no sudeste, sudoeste e centro-norte. No extremo norte do estado, as chuvas devem ficar acima da faixa normal para o período JFM/2023", destacou o informativo da Semar.

Em novembro de 2022, foram registradas chuvas acima da média histórica no Piauí, considerando o início da estação chuvosa, sobretudo nas regiões sudoeste, sudeste e centro-norte do estado. 

No mês seguinte, as chuvas comportaram-se acima da faixa normal climatológica na região centro-norte do estado. Nas demais regiões, foram dentro da faixa normal climatológica a abaixo dessa faixa, como o caso do sudeste piauiense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES