Semdec reúne 43 hoteleiros de Teresina para discutir sobre parcerias

A hotelaria é considerada o melhor termômetro da atividade turística: se a hotelaria vai bem, o Turismo vai bem.

Semdec reúne 43 hoteleiros de Teresina para discutir sobre parcerias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes de 43 hotéis de Teresina estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (22), para discutir sobre demandas que sejam importantes para o setor, individualmente ou coletivamente, como vem ocorrendo com o Turismo Rural.

Semdec reúne 43 hoteleiros de Teresina para discutir sobre parcerias | Foto: Divulgação / PMTO secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Iran Felinto, abriu a reunião, que foi mediada pelo Coordenador Comercial do Luxor Soft Hotel, Ítalo Viana, no auditório do Uchôa Teresina Hotel.

“Consideramos de grande importância essa aproximação da prefeitura com os empresários do trade turístico, para discutir ações técnicas e promocionais, com o objetivo de fortalecer o setor”, disse o secretário Iran Felinto.

O anfitrião do evento, Carlos Uchôa, foi o primeiro palestrante da manhã, discorrendo sobre o tema “Painel atual da hotelaria teresinense”. Em sua fala, o presidente da ABIH-PI disse que o seminário é um marco no setor turístico da capital piauiense.

Semdec reúne 43 hoteleiros de Teresina para discutir sobre parcerias | Foto: Divulgação / PMT“A Prefeitura de Teresina, através da SEMDEC, está sendo pioneira com a iniciativa de promover esse espaço, buscando apoio para a pasta do turismo por meio do setor hoteleiro na capital piauiense. Nós entendemos que a hotelaria é o portal de entrada para o turismo teresinense e esperamos que a partir de agora possamos fortalecer ainda mais essas relações com a gestão municipal”, afirmou o presidente da ABIH-PI, Carlos Ûchoa.

Em seguida, o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros apresentou indicadores turísticos e mostrou a importância da parceria técnica entre a hotelaria e a SEMDEC.

“A taxa de ocupação hoteleira de Teresina gira em torno de 58% a 60%, superior à taxa nacional, que em 2021 foi de 43%, crescendo 67% em 2022. Isso faz elevar a responsabilidade da SEMDEC na manutenção de iniciativas que visem captar fluxo e valorizar o Turismo de Eventos, notadamente eventos esportivos nacionais, para ocupar os hoteis”, disse Eneas Barros.

Semdec reúne 43 hoteleiros de Teresina para discutir sobre parcerias | Foto: Divulgação / PMTPara encerrar o ciclo de palestras, falou o guia de Turismo Edson Ribeiro (Ehbondinho), que discorreu sobre a importância da prestação da informação turística pela hotelaria.

“O turista está vindo para Teresina realmente com o intuito de conhecer a cidade, e os guias locais estão realizando este trabalho para mostrar o quão bonita é a nossa capital. Hoje temos várias opções de atrativos turísticos, desde os passeios tradicionais nos museus, parte histórica e igrejas até as novas trilhas do turismo rural, sítios e banhos, por exemplo”, explicou o guia turístico, Edson Ribeiro.

HOTELARIA 

A hotelaria é considerada o melhor termômetro da atividade turística: se a hotelaria vai bem, o Turismo vai bem. Por essa razão, o secretário Iran Felinto se mostrou aberto a intermediar demandas que sejam importantes para o setor, individualmente ou coletivamente, como vem ocorrendo com o Turismo Rural.

“Os números gerados pela SEMDEC são importantes para investidores, por isso é fundamental que a hotelaria, como um todo, esteja bem representada nas estatísticas. O ISS gerado pela hotelaria, por exemplo, representa 75% do ISS Turístico, o que demonstra a força da hotelaria para a economia de Teresina”, finalizou o secretário.

Semdec reúne 43 hoteleiros de Teresina para discutir sobre parcerias | Foto: Divulgação / PMTA reunião aconteceu a convite da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC). O evento contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Piauí (ABIH-PI), através de seu presidente, Carlos Uchôa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES