Semec apresenta ao MP protocolo sobre casos de abuso sexual em escolas

A promotora de Justiça Carmelina Moura, destacou a importância do trabalho articulado entre as instituições

Avalie a matéria:
Semec apresenta ao MP protocolo sobre casos de abuso sexual em escolas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante audiência extrajudicial realizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI),  na última quinta-feira (22), na sede leste da instituição, em Teresina, representantes da Secretaria Municipal de Educação(Semec) apresentaram, às promotoras de Justiça Carmelina Moura e Flávia Gomes, um protocolo de prevenção e enfrentamento a situações de violação de direitos de crianças e adolescentes na Educação.

As promotoras de Justiça Carmelina Moura e Flávia Gomes representam, respectivamente, a 38ª Promotoria de Justiça de Teresina e o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec).

Semec apresenta ao MP protocolo sobre casos de abuso sexual em escolas - Foto: Ascom

O protocolo apresentado, foi elaborado por uma comissão intersetorial. O secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos e a vice-presidente do conselho municipal de Educação, Hostiza Machado Vieira, conduziram a apresentação do documento, que objetiva apoiar as instituições educativas no fortalecimento das relações entre os diversos atores que integram o ambiente escolar por meio de um conjunto de orientações e ações para o enfrentamento de situações de risco e vulnerabilidade, nas quais os direitos de crianças e adolescentes encontrem-se ameaçados. No documento, constam orientações sobre o que fazer diante da identificação de violência, maus-tratos, abuso sexual, questões relacionadas à saúde mental, no âmbito escolar.

Ao parabenizar a equipe pela elaboração do protocolo, a promotora de Justiça Carmelina Moura, destacou a importância do trabalho articulado entre as instituições. “Destaco a importância do Protocolo, a ser implementado em toda a rede municipal de ensino, para prevenir violações, e para maior aproximação e atuação conjunta dos órgãos na proteção à crianças e adolescentes no âmbito escolar. Sabemos que é um trabalho contínuo e que deve ser implementado em rede. Enquanto Ministério Público, somos um órgão fiscalizador, mas também parceiro e pontuou a necessidade de capacitação para a rede municipal de ensino”.

Semec apresenta ao MP protocolo sobre casos de abuso sexual em escolas - Foto: Ascom

A coordenadora do Caodec também destacou o avanço do protocolo e apontou sugestões ao comitê organizador do documento. “Acredito que esse comitê deve ser permanente, intersetorial e inclusivo. Acho muito importante que a escola, de fato, faça parte do sistema integral de proteção da criança e do adolescente”.

Algumas cartilhas dos projetos desenvolvidos pelo MPPI, por meio do Caodec, foram apresentadas e entregues ao Comitê. Os documentos tratam sobre temas apontados no protocolo como: drogadição, cultura de paz, bullying, inclusão e outros.

Após as explanações, foi definido um prazo de 60 dias para conclusão do protocolo e criação de um plano de ação, que também deverão ser apresentados ao MPPI, bem como já ficou definido a inserção de formações relativas ao Protocolo para a rede municipal de ensino.

Semec apresenta ao MP protocolo sobre casos de abuso sexual em escolas - Foto: Ascom

Representantes da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina, do Centro de Referência Especializada da Assistência Social da Assessoria Técnica e Jurídica da Semec e da área de psicologia da rede municipal, também estiveram presentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES