Semente poderosa: conheça os benefícios da linhaça para a saúde

A linhaça contém propriedades funcionais que melhoram o trânsito intestinal, aumentam as defesas do corpo e reduz o ritmo de envelhecimento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Semente escura, pequena e parecida com a semente de maçã. É assim a linhaça, uma semente poderosa com propriedades funcionais que melhoram o trânsito intestinal, aumentam as defesas do corpo, reduz o ritmo de envelhecimento celular e as taxas de colesterol. A semente de linhaça pertence a família Linácea e é de origem asiática. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom que podem ser encontradas em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais em forma de sementes, cápsulas e óleos.

?A linhaça é um alimento funcional que deve ser inserido na dieta de qualquer pessoa. É rica em Ômega 3 que confere propriedades anti-oxidantes combatendo o envelhecimento e melhorando a pele, por exemplo. Ela também possui fibras que ajudam na eliminação de toxinas e a regulação do intestino?, explica a nutricionista Honorina Paes Landim. Além de fonte dos ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6, a linhaça é rica em minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana.

A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Os ácidos graxos são gorduras poliinsaturadas que garantem o bom funcionamento do organismo. Sua ingestão serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. Os ácidos graxos também são aliados no combate a alergias, em processos inflamatórios, previnem doenças cardiovasculares, ajudam na construção de moléculas de hemoglobina (que carregam o oxigênio pelo sangue) e auxiliam a renovação celular.

Vitaminas e minerais compõem a semente de linhaça como as vitaminas A, E, B1, B6, B12, e os minerais potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Cada uma dessas vitaminas e minerais tem funções importantes no organismo humano. Exemplo é a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, desse modo, combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

As fibras e a substância chamada lignana são outros elementos presentes na linhaça. As fibras regulam o intestino aliviando o trânsito intestinal. Também ajudam a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguínea e previnem o câncer de cólon. Numa colher de sopa de semente de linhaça contém 4,3g de fibras. A lignana tem sido objeto de pesquisa recente pelos cientistas e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES