Seminário abordará continuidade do Mais Médicos no Piauí

O objetivo do encontro é discutir a integralidade na organização.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Rogério Abdalla, virá ao Piauí para participar do Seminário de Atenção Básica com foco no Trabalho em Educação, que acontecerá nesta terça-feira (13), a partir 8h, no auditório da DATSUS. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, tem como público-alvo os 75 prefeitos eleitos e secretários de saúde dos municípios que estão em transição do Programa Mais Médicos.

A vice-governadora Margarete Coelho e o secretário de Saúde, Francisco Costa foram os responsáveis pela articulação da vinda de Rogério Abdalla ao Piauí. O objetivo do encontro é discutir a integralidade na organização dos serviços e práticas de saúde.

Com enfoque no trabalho realizado pelo Programa Mais Médicos, o Seminário tratará da realidade dos municípios antes e depois do programa. De acordo com a vice-governadora Margarete Coelho, a continuidade do Programa está garantida e essa agenda é resultado do compromisso com o estado e municípios. "Queremos criar condições para continuar a garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam cotidianamente o SUS por meio do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)", explicou.

Entre novembro e dezembro deste ano, 130 profissionais médicos cubanos e dois brasileiros encerraram a missão de três anos pelo Programa no Piauí. Em solenidade no Palácio do Karnak, os médicos foram homenageados pelo governador Wellington Dias. Importantes avanços na Atenção Básica foram alcançados, como enfatiza Francisco Costa.

“A presença de profissionais do programa Mais Médicos em nosso estado é de fundamental importância para nossos serviços de saúde pública. Saímos de um índice de 0,8 consultas básicas por habitante para a marca de 1,2 consultas. Um avanço bastante significativo, muito embora o recomendado pelo Ministério da Saúde seja de 1,5. Isso não seria possível sem um programa como esse que democratiza o acesso aos serviços básicos de saúde”, afirma Costa, ressaltando que no Seminário serão apresentadas perspectivas do Programa e ainda a chegada dos novos profissionais que chegarão até a sexta, 16.

O Programa Mais Médicos leva médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais procurando resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão. No estado, mais de 300 profissionais atuam em 144 municípios. Com o encerramento da missão, está garantida a reposição de 132 profissionais que atendem nos municípios do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES