SEMJUV mantém projetos de fortalecimento de emprego e renda para a juventude

Semjuv também apoia o Conselho Municipal da Juventude e o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) foi criada em 2007, pela Lei nº 3617, de 23 de março de 2007, com o objetivo de estruturar políticas públicas de juventude considerando os jovens como beneficiários de serviços e sujeitos estratégicos para o desenvolvimento social, além de também buscar contribuir para a inclusão e afirmação social do jovem teresinense e sua participação como protagonista na construção de uma sociedade sustentável.

Desde a sua criação a Semjuv avançou significativamente no que diz respeito ao processo de construção de uma Política Municipal de Juventude. Um conjunto de princípios, estratégias e ações que contemplaram as distintas realidades das juventudes, contribuindo para o estabelecimento de seus direitos e afirmação de suas identidades e potencialidades foram desenvolvidas, construindo condições para que as juventudes participem da vida social, econômica, cultural e democrática da cidade de Teresina.

Outra atribuição da Semjuv tem sido apoiar administrativamente e tecnicamente dois conselhos municipais: o Conselho Municipal da Juventude (COMJUV) e o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMAD). Os conselhos são órgãos deliberativos, normativos, fiscalizadores e consultivos e têm o objetivo de assessorar a Semjuv na formulação de diretrizes municipais das políticas de juventudes e acompanhar o desenvolvimento das políticas desenvolvidas com jovens em todo o município e das demais secretarias da Prefeitura de Teresina.

Durante o ano de 2014 a Semjuv desenvolveu projetos voltados para o fortalecimento de emprego e renda para a juventude, como forma de garantir a empregabilidade dos jovens no mercado de trabalho. O projeto Canguru, desenvolvido de março a novembro deste ano, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), capacitou 25 jovens em curso de cuidador de idoso. Também através do projeto Jovens Talentos 20 jovens foram qualificados na área da marcenaria, produzindo jogos lúdicos e brinquedos pedagógicos em parceria com a Fazenda da Paz.

Com o projeto Miniempresa, desenvolvido de abril a novembro, 263 jovens desenvolveram habilidades interpessoais e aprenderam a trabalhar em equipe, despertando o lado empreendedor e tendo uma visão mais ampla do mundo dos negócios. Nessa empreitada, a Semjuv teve como parceiros a SEMDEC e a Junior Achievement.

Além de proporcionar qualificação profissional e o ingresso no mercado de trabalho, a Semjuv também desenvolve um projeto que possibilita gratuidade ao acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O “Minha Primeira Carteira”, desenvolvido em parceria com o SEST/SENAT, beneficiou ao longo do ano 250 jovens.

O Garagem Cultural incentiva a expressão artístico-cultural da juventude, promovendo e valorizando o protagonismo juvenil. Em suas diversas edições o projeto beneficiou mais de 11.000 jovens de toda a cidade.

A arte do Graffitti também foi amplamente difundida pela Semjuv em suas ações ao longo do ano. No Encontro Teresinense de Graffitti mais de 2.200 jovens puderam apresentar à população da cidade as diferentes formas e visões dessa arte, contribuindo com o aspecto visual da cidade, em um ambiente democrático de debate, formação e intercâmbio de ideias, fortalecendo as expressões culturais e a identidade dos grupos e pessoas que desenvolvem a cultura Hip Hop.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES