Senador dos EUA pede para FBI investigar aplicativo FaceApp

No comunicado, Schumer cita ter “sérias preocupações quanto à proteção dos dados que estão sendo agregados, bem como se os usuários estão cientes de quem pode ter acesso a eles”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O FaceApp, aplicativo russo que virou febre desde o último fim de semana ao envelhecer fotos de usuários, é alvo de um pedido polêmico do senador norte-americano Chuck Schumer. 

O político quer que o FBI e a Comissão Federal de Comércio (FTC) "investiguem os riscos à segurança nacional e à privacidade" das pessoas causados pela manipulação de dados do aplicativo.

Chefe da minoria dos democratas no Senado, Schumer diz que o fato de o FaceApp ter sido desenvolvido na Rússia (mais precisamente em São Petersburgo) desperta desconfiança. "A localização da FaceApp na Rússia levanta questões sobre se a empresa pode fornecer dados de cidadãos dos EUA a terceiros, incluindo potencialmente governos estrangeiros", disse ele em sua carta ao FBI, divulgada pelo próprio político no Twitter. 

No comunicado, Schumer cita ter "sérias preocupações quanto à proteção dos dados que estão sendo agregados, bem como se os usuários estão cientes de quem pode ter acesso a eles".

Nesta semana, o blog Tecfront, do UOL, detalhou os Termos de Uso e a Política de Privacidade do FaceApp. Entre outras coisas, as regras dizem que, ao usar o aplicativo, você concede "uma licença perpétua, irrevogável, não exclusiva, isenta de royalties, global, totalmente paga e transferível para usar, reproduzir, modificar, adaptar, publicar, traduzir, criar trabalhos derivados, distribuir, executar publicamente e exibir o Conteúdo do Usuário e qualquer nome, nome de usuário ou imagem fornecidos em conexão com o seu Conteúdo do Usuário em todos os formatos e canais de mídia agora conhecidos ou que venham a ser desenvolvidos no futuro, sem qualquer direito à remuneração para você".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES