Pesquisa: Separação dos pais afeta crianças em toda vida escolar

Os tempos modernos parece que ainda não afetaram alguns setores sociais.

DELITE | Para as crianças, é difícil entender o que está acontecendo com seus pais | Reprodução Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Filhos de pais separados têm um risco 46% maior de ter baixo desempenho escolar. Esse foi o resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Glia com 5.961 crianças e adolescentes de vários locais do Brasil. O dado comprova o quanto a separação pode ser traumatizante em determinada fase da vida dos filhos.

Dependendo de como o assunto é abordado pelos pais, a criança pode adotar um comportamento de ansiedade, isolamento, choro constante e dificuldade no processo de aprendizagem, o que traz como consequência a queda no rendimento escolar. O filho de Elizabete Oliveira, André Oliveira, passou pela situação quando tinha seis anos. ?Ele estava na alfabetização e só tirava boas notas, mas começou a se desinteressar. A professora dizia que ele não estava mais tão participativo e me perguntou se tinha algum problema de saúde?, conta a mãe.

Todos os dias o menino alegava estar com dor de barriga, mas só para ir ao banheiro chorar. Segundo Elizabete, André chegou a ter crises histéricas. Gritava e puxava os cabelos dizendo que queria o pai de volta e não iria mais estudar. ?Eu não sabia o que fazer, chorava junto com ele de tão desesperada?, afirma a mãe.

O problema durou aproximadamente seis meses, até que o menino começou a ser acompanhado pelo psicólogo no colégio. Atualmente, André tem 24 anos e lembra muito pouco dessa época. Para a psicóloga clínica e escolar-educacional, Delite Barros, três fatores influenciam na forma como os filhos vão reagir à separação. ?A faixa-etária, os conflitos presenciados pela criança e o modo como os pais abordam o assunto?, explica Delite.

Para as crianças é difícil entender porque tudo está acontecendo e, por isso torna-se mais traumático. Também não é indicado que os filhos presenciem grandes discussões. ?Nesse caso, é melhor a separação do que um ambiente de conflitos?, orienta a psicóloga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES