Dom Odilo Scherer é o mais novo dos papáveis brasileiros

Sétimo de uma família de 13 irmãos, o gaúcho de 63 anos à frente da arquidiocese de SP é um dos cinco brasileiros que participará do Conclave

D. Odilo Scherer | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dom Odilo Scherer viajava para um encontro familiar na localidade de Alto Feliz (RS) quando percebeu a responsabilidade que sua trajetória religiosa encontraria. A poucos meses da visita do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, um comunicado do Vaticano informava que Scherer seria alçado a arcebispo de São Paulo, uma posição responsável por um conjunto de 300 igrejas e cerca de 700 padres.

Governar a maior arquidiocese do Brasil e a terceira maior do mundo preocupava o religioso, que fora ordenado bispo havia apenas cinco anos. Levaria sete meses para Dom Odilo receber um novo reconhecimento: seria elevado a Cardeal de São Paulo por Bento XVI em novembro de 2007.

Mais jovem dos cardeais brasileiros, Odilo Scherer, 63 anos, será um dos membros do conclave que vai escolher o próximo papa, depois da renúncia de Joseph Ratzinger à liderança mundial da Igreja Católica. Na teoria, Scherer pode ser o eleito para a sucessão de Bento XVI.

Oração e estudos

Com um perfil sereno, Scherer é considerado um bom conciliador, que transita com tranquilidade entre diversos setores da Igreja. Estudioso, fala com facilidade inglês, francês, italiano, alemão e espanhol. Concluiu, em Roma, mestrado em Filosofia e doutorado em Teologia. Além do conhecimento, é reconhecido por seu potencial como administrador.

?São Paulo é uma administração com seis regiões episcopais, com seis bispos, e ele administra com uma serenidade, com uma tranquilidade. Não há nenhum problema de relacionamento em toda a diocese, entre sacerdotes?, disse o advogado Ives Gandra da Silva Martins, membro do Conselho de Assuntos Econômicos da Arquidiocese e da União dos Juristas Católicos de São Paulo, fundada por Scherer. ?Ele não é só um bom pastor, mas também um bom administrador?, disse.

O apetite pelos estudos foi incentivado pelo pai, Edwino Scherer. Todo o dia antes das refeições, o chefe da família fazia uma oração e lembrava seus filhos que a terra que sustentava a família poderia ser insuficiente no futuro. ?O espírito religioso esteve sempre presente em nossa família. Era de costume as refeições em uma mesa comprida. A gente rezava antes e depois das refeições, e todos os dias o pai falava ?meus filhos, estudem, estudem, porque pelo estudo vocês podem voar mais longe, a cultura e o estudo ninguém vai roubar de vocês, agora a terra hoje está disponível, mas ela pode amanhar diminuir ou fracionar pela herança??, relatou o professor Flávio Scherer, um dos irmãos de Odilo.

O sétimo de uma família de 13 irmãos, o cardeal de São Paulo é descendente de Mathias Scherer, um imigrante alemão que veio ao Brasil em 1872 e foi morar no Rio Grande do Sul. Apesar de ter nascido em 1949 em uma região que pertence ao município gaúcho de Cerro Largo, se mudou com 2 anos para a localidade de Dois Irmãos, distrito de Toledo, no Paraná. Foi lá que cresceu, iniciou seus estudos e o convívio com a religião.

A família Scherer foi a segunda a chegar à localidade. Foi o pai de Odilo quem doou o terreno e ajudou a construir a capela de Dois Irmãos, o que viria a ser o local da primeira missa rezada pelo filho que dedicou a vida à religião. Convidado pelo então bispo de Toledo, Dom Armando Círio, para a primeira turma do seminário da cidade, Odilo Scherer foi ordenado padre aos 27 anos, em dezembro de 1976. Logo passou a trabalhar no seminário de Cascavel e ajudou a fundar uma faculdade local, na qual lecionou Filosofia.

Viajou para aperfeiçoar o conhecimento em línguas. Estava em Londres quando o pai, incentivador dos estudos dos filhos, morreu em complicação da diabetes. ?Meu pai ficou 30 dias em coma. Meu irmão estava trabalhando em Roma e veio passar uns dias. Ele partiu no dia 16 de agosto para a Europa, foi para Londres estudar inglês, e meu pai faleceu no dia 1º de setembro. Naquela noite o Odilo estava acordado, não conseguia dormir. Ele pressente muito?, disse o irmão do cardeal.

A morte do pai levou Odilo a conhecer a solidariedade dos ingleses, povo que até então considerava frio. ?Ele estava rezando missa em Londres e pediu para que o pessoal se unisse a ele porque estava sendo enterrado o pai. Deram tanta força que ele disse que os ingleses não eram frios, não. Ele lembra até hoje desse grande momento de solidariedade?, disse.​

Cardeal conectado

Dom Odilo é o único dos cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave a possuir uma conta ativa no Twitter. Criada em julho de 2011, a página na internet é alimentada diariamente e possui quase 23 mil seguidores.

De acordo com a Arquidiocese de São Paulo, o cardeal adotou a ferramenta digital após um fiel criar um perfil em sua homenagem, com citações suas e frases ditas em eventos e missas. Ele, então, criou sua página própria e passou a utilizá-la principalmente como mecanismo de aproximação com o público mais jovem ? um dos maiores desafios da Igreja Católica hoje. Seu primeiro comentário após sua saudação inicial no Twitter foi: ?se Jesus pregasse o Evangelho hoje, (...) usaria também o Twitter?.

A partir daí, o cardeal pegou gosto pela ferramenta e passou a utilizá-la para opinar sobre vários temas, inclusive políticos, embora a temática religiosa e cotidiana domine o espaço. Em abril de 2012, por exemplo, Dom Odilo tuitou durante quase todo o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que concluiu pela descriminalização do aborto de fetos anencéfalos. ?Lição final por hoje: nem tudo que é legal é também moral. O aborto pode ser legalizado, mas isso não o torna moralmente bem?, publicou, na ocasião.

Em entrevistas e artigos, Odilo não questiona os dogmas da Igreja Católica. Não acredita na necessidade de flexibilizar o celibato ou outras ?soluções mágicas? para evitar a redução de fiéis nos últimos anos. No programa de televisão Roda Viva, disse que o preservativo ajuda a difundir a promiscuidade sexual. ?A promiscuidade sexual que é de alguma forma até incentivada pela difusão da camisinha em escolas para crianças. Isso é de alguma forma abrir a porta para novos problemas e novas situações. (O importante) É uma questão de educação para o senso de uma responsabilidade em relação à vida sexual. Não se trata de impor convicções a ninguém, mas de propor aquilo que poderiam ser situações boas, úteis eticamente e corretas?, disse.

Para o advogado Ives Gandra Martins, as posições de Odilo são valores universais defendidos pelos católicos. ?Defendemos aquilo que são considerados valores universais e que tem se defendido há muitos anos, e o Dom Odilo, com muita serenidade, não é um homem polêmico, apaixonado, ao contrário, é um homem que expõe suas teses com muita serenidade, eu admiro muito?, disse.

Política e polêmicas

Na eleição municipal de 2012, Dom Odilo divulgou uma nota em que ressaltava o vínculo do então candidato Celso Russomanno (PRB) à Igreja Universal do Reino de Deus, comandada pelo bispo Edir Macedo, e na qual acusava de fomentar a intolerância religiosa. O candidato liderou pesquisas durante a corrida do primeiro turno, mas acabou ficando de fora do segundo turno, ultrapassado por Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB).

"Se já fomentam discórdia, ataques e ofensas sem o poder, o que esperar se o conquistarem pelo voto? É para pensar", afirmava o documento, que provocou polêmica na disputa eleitoral.

Outra polêmica envolvendo o nome do religioso ocorreu no ano passado, quando Dom Odilo, que é grão-chanceler da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) decidiu nomear como reitora da universidade a professora Anna Cintra, terceira colocada na lista tríplice, ignorando o vencedor Dirceu de Mello, que ficou em primeiro lugar. A escola por uma reitora mais alinhada à cúpula da Igreja Católica causou revolta entre alunos e professores.

Não por acaso, a escolha do papa Bento XVI em nomear Dom Odilo para comandar a arquidiocese de São Paulo, em 2007, foi bastante associada à sua postura em defesa dos tradicionais ideais católicos. Isso porque, a perda de fiéis para igrejas evangélicas é um dos maiores problemas enfrentados pelo Vaticano, que via no religioso firmeza para enfrentar a situação no Brasil, diziam os analistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES