Serestas em locais históricos resgatam cultura

Serestas em locais históricos resgatam cultura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Serestas s?o o novo instrumento pelo qual a Coordenadoria Regional da Empresa de Turismo do Piau? (Piemtur), em Floriano, vai resgatar as tradi?es culturais da cidade. O palco do evento ser? uma das principais obras arquitet?nicas e hist?ricas de Floriano - o Espa?o Cultural Maria Bonita, como informou a coordenadora da Piemtur, turism?loga Nara Aires.

As atividades ser?o realizadas no Espa?o Cultural Maria Bonita, a partir das 21h30 do dia 21, pr?xima sexta-feira. "Queremos fomentar o turismo cultural e resgatar as tradi?es culturais e hist?ricas de Floriano", afirmou a coordenadora. Para realizar a noite cultural, a Coordenadoria da Piemtur se juntou ? Regional de Floriano da Funda??o Cultural do Piau? (Fundac) e ? Funda??o Cultural de Incentivo ao Turismo (Grintur).

O Grupo Ra?zes ser? a principal atra??o da seresta. "Os sentimentos de valoriza??o da identidade cultural e hist?rica s?o de fundamental import?ncia para o processo de desenvolvimento tur?stico de qualquer cidade", disse Nara Aires.

Usina el?trica

A realiza??o da Noite Cultural no Espa?o Cultural Maria Bonita se justifica por ser um pr?dio de import?ncia hist?rica. A constru??o abrigou a primeira usina el?trica de Floriano, citada no livro Museus e Casas de Cultura do Piau?, das muse?logas L?cia Margareth da Silva Vieira e Maria Colnago Coelho. O pr?dio foi constru?do com o prop?sito de abrigar uma capela.

Nessa ?poca, a ilumina??o em Floriano era feita a carbureto e querosene. Lu?s de Ar?a Le?o, administrador intendente no per?odo de 1922 a 1924, desativou a capela, transformando a constru??o em usina el?trica, mantendo, contudo, a arquitetura original da constru??o.

A usina funcionou, durante muitos anos, com um gerador alem?o apelidado, pela popula??o, de Lampi?o. Um novo gerador foi incorporado na d?cada de 1950, apelidado de Maria Bonita. A usina foi posteriormente desativada, e o pr?dio, abandonado.

D?cadas depois, foi reformado, e em 18 de dezembro de 1986, passou a funcionar como centro cultural. Hoje, conservando o nome de Usina El?trica estampado na fachada, o pr?dio abriga a sede da regional da Fundac, que conserva um rico acervo, um espa?o cultural, um museu com guias ? disposi??o dos visitantes e at? um audit?rio com 100 lugares.

Beira Rio: primeira edifica??o

Outra atra??o valorizada ? o Terminal Tur?stico Beira Rio. Localizado na Avenida Esmaragdo de Freitas, ? a primeira constru??o de Floriano. Decreto de 1871 diz que o pr?dio foi constru?do como sede do Estabelecimento Rural S?o Pedro D?Alc?ntara. Foi l? que se introduziram, no munic?pio, as mais avan?adas t?cnicas gen?ticas de melhoramento de ra?as bovinas. Atualmente, a constru??o abriga ?rg?o p?blico municipal e tamb?m a Coordenadoria Regional da Piemtur.

O Terminal Tur?stico Beira Rio guarda uma rica cole??o de quadros com fotos hist?ricas e decretos que criaram a cidade de Floriano, al?m de retratos antigos e outros documentos de grande valor. "A hist?ria de Floriano est? presente no Espa?o Cultural Maria Bonita e no 1? Estabelecimento Rural S?o Pedro D"Alc?ntara", avalia Nara Aires, acrescentando que o espa?o se encontra aberto aos visitantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES