Série de fotos mostra que anorexia é muito mais do que ser fraca

A série também gerou um impacto em sites pró-anorexia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indústria da moda nos mostra quase que diariamente um mundo repleto de mulheres magérrimas, algumas delas muito abaixo do seu peso ideal, o que acaba estimulando meninas adolescentes a buscar um padrão de beleza nada saudável.

Na França, uma medida proibiu modelos muito magras de desfilarem, visando combater a anorexia. Porém, enquanto para alguns a doença já virou sinônimo de política nacional, há ainda quem acredite que a anorexia é simplesmente uma fraqueza do organismo.

A série fotográfica 32 Kg, da artista alemã Ivonne Thein, busca alertar exatamente para isso, mostrando os problemas causados pela doença. Suas fotos retratam modelos esquálidas, em que os ossos são visíveis e algumas partes do organismo permanecem envoltas em bandanas, lembrando que estes são corpos doentes. É difícil não se assustar com a ideia de que algumas pessoas tenham essa como referência de beleza. Mas engana-se quem pensa que Ivonne chamou modelos anoréxicas para criar o ensaio: embora não pareçam, todas as fotos são manipuladas digitalmente.

Mais do que chamar a atenção para o problema, a série também gerou um impacto em sites pró-anorexia (também chamados de “pró-ana”), onde muitas jovens consideraram os retratos uma verdadeira inspiração. A recepção positiva destes grupos acende o sinal vermelho e mostra que o problema é ainda pior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES