O município de São Raimundo Nonato (534 km de Teresina), segue com uma mega operação conjunta na tentativa de controlar os diversos focos de incêndios que atingem a cidade nas últimas horas. Apesar de parte do fogo já ter sido controlado, pelo menos cinco famílias foram duramente afetadas, onde perderam totalmente suas residências pelas chamas.  

A secretária de assistência social do município prestou as devidas assistências às famílias. O trabalho segue sendo realizado, com o apoio das Secretarias municipais do Meio Ambiente, Agricultura e Infraestrutura, da equipe do PrevFogo do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), guarnição do Corpo de Bombeiros de Floriano e Polícia Ambiental, para evitar que mais casas sejam atingidas. 

Umas das principais preocupações da gestão local é região da Serra dos Gringos,  que fica localizada à 8 km da zona urbana do município e divisa com o Parque Nacional da Serra da Capivara. Segundo informações apuradas pelo Meionorte.com junto à Prefeitura de São Raimundo Nonato, foi realizado uma mobilização de maquinários das cidades circunvizinhas, para a realização dos aceiros, a fim de evitar o prologamento do fogo e para facilitar o acesso dos carros pipa aos focos. 

Vários focos ao mesmo tempo

Em suas redes sociais, a prefeita Carmelita Castro lamentou o ocorrido na cidade e explicou como está sendo realizado o trabalho dos bombeiros e demais organizações no apoio ao controle dos focos. 

“Foram vários focos ao mesmo tempo. Infelizmente é um fenômeno difícil de se controlar, pois apesar das campanhas de conscientização contra queimadas, muitos não colaboram e a Prefeitura, por meio do secretário do Meio Ambiente, André Landim, se prontificou, junto aos órgãos competentes, a dar todo apoio para combater as chamas. Temos feito o que está ao nosso alcance: suporte às brigadas do ICMBIO com o envio de carros pipas. Está sendo uma noite difícil, não só para as famílias afetadas, mas para todos os sanraimundenses. Que Deus nos guie nesse momento difícil.🙏🏼”, escreveu. 

Whindersson Nunes se mobiliza contra incêndio

O humorista Whindersson Nunes usou a sua conta no Twitter para demonstrar preocupação e fazer um apelo para que o incêndio na Serra das Capivara seja controlado

"Deixa isso acontecer na Serra da Capivara, não, gente. Por favor. Esse fogo é perto dos fósseis mais antigos das Américas, vocês sabem que a gente não consegue controlar um fogo num museu numa capital, imagina assim isolado", postou ele, na manhã desta quarta-feira (08).