Serra da Capivara recebe caminhão tanque após onda de incêndios em 2021

O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios.

ru | or
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional da Serra da Capivara recebeu nesta quinta-feira (10), através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um aliado de peso no combate aos incêndios que tanto afligiram a região ano passado. Trata-se de um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal, um veículo pensando e adaptado para combate a incêndios florestais em Unidades de Conservação. 

O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios. O secretário municipal do Meio Ambiente de São Raimundo Nonato-PI, André Landim, esteve presente no momento da entrega e acompanhou o treinamento operacional do caminhão.

Serra da Capivara recebe caminhão tanque após onda de incêndios em 2021 (Foto: Divulgação) 

O veículo foi desenvolvido por técnicos do ICMBio adaptado a realidade para combate a incêndios em Parques Nacionais e seu entorno. Segundo André Landim, o caminhão terá uma grande importância para a região. 

"A conquista desse veículo para o Parque Nacional Serra da Capivara é de grande importância, pois fortalece as condições de combate aos incêndios que anualmente circundam o nosso Patrimônio Histórico e Natural. Então, parabenizo a aquisição e a gestão de Marrian Rodrigues a frente da Serra da Capivara e coloco a SEMAM sempre a disposição para auxiliar a gestão do mesmo", pontuou. 

Serra da Capivara recebe caminhão tanque após onda de incêndios em 2021 (Foto: Divulgação)

Governo Federal investiu R$ 18 milhões na aquisição dos caminhões 

O Governo Federal anunciou, ainda no ano passado, o investimento de R$ 18 milhões na aquisição de caminhões no modelo Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF). O modelo dos caminhões foi projetado e customizado especialmente para atender as necessidades dos brigadistas no combate ao fogo. O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios. 

E para facilitar o deslocamento em terrenos acidentados, os veículos contam com tração nas quatro rodas. Na parte de cima, um esguicho canhão de longo alcance espalha a água nas chamas mais distantes.  

A aquisição dos caminhões Auto Bomba Tanque Florestal faz parte de um trabalho de modernização e logística que será implementado ao longo do ano no combate a incêndios. A medida inclui a atuação de brigadistas.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES