Serraglio rejeita Ministério da Transparência e voltará para Câmara

Serraglio optou por reassumir o mandato de deputado federal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O agora ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB-PR) avisou na manhã desta terça-feira (30) a integrantes da bancada peemedebista da Câmara que não vai aceitar o convite do presidente Michel Temer para assumir o comando do Ministério da Transparência no lugar de Torquato Jardim. Serraglio optou por reassumir o mandato de deputado federal

A decisão do ex-ministro da Justiça deve complicar a vida do deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor especial de Temer que foi flagrado pela Polícia Federal (PF) carregando uma mala com R$ 500 mil em propina pagos pelo empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS.

Serraglio foi demitido por Temer no último domingo (28). No mesmo dia, o presidente anunciou que Torquato Jardim assumiria a cadeira de ministro da Justiça.

A medida foi tomada com o objetivo de colocar na chefia da pasta alguém que tivesse condições de retomar a influência do governo na Polícia Federal (PF), corporação subordinada administrativamente ao Ministério da Justiça. Não está descartada nem mesmo a substituição do diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

Depois de anunciar, por meio de nota, a saída de Serraglio da Justiça, o Planalto informou que o presidente havia oferecido para o colega de partido a possibilidade de assumir o Ministério da Transparência.

Apontado como intermediário do presidente da República para assuntos da holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista com o governo federal, Rocha Loures, agora que perderá o foro privilegiado, ficará ao alcance da Justiça Federal de primeira instância, inclusive, do juiz Sérgio Moro.

Suplente da bancada do PMDB na Câmara, ele assumiu o mandato de deputado, em março, quando Serraglio foi nomeado para o Ministério da Justiça.

Com o retorno do ex-ministro para a Câmara, Rocha Loures deixa de ser deputado e perde o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF).

A aliados, o agora ex-ministro da Justiça relatou que estava sofrendo pressão de políticos do Paraná para recusar a oferta de Temer para trocar de cadeira com Torquato Jardim.

Na avaliação desses aliados, se aceitasse a proposta, ele ficaria com o carimbo de alguém que participou de uma operação para preservar o foro privilegiado de Rocha Loures.

Confira nota

Leia a íntegra da nota divulgada por Osmar Serraglio:

Excelentíssimo Senhor Presidente da República

Agradeço o privilégio de ter sido Ministro da Justiça e Segurança Público do nosso País.Procurei dignificar a confiança que em mim depositou.Volto para a Câmara dos Deputados, onde prosseguirei meu trabalho em prol do Brasil que queremos.

Osmar Serraglio



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES