Serviço delivery aquece a economia de Teresina

Especialista dá dicas para empresas que querem implantar o serviço

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de alimentação fora do lar se manteve em crescimento mesmo durante o período em que a crise econômica afetou o comportamento de consumo de grande parte dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o faturamento deste mercado cresceu cerca de 85% entre 2010 e 2016.

Entre os principais fatores que estimulam o crescimento está a praticidade, a economia de tempo, o aumento do número de casais sem filhos –  o que resulta em mais gastos com lazer e experiências gastronômicas – e a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho.

Uma tendência que ganha força, em função da praticidade para o consumidor e do surgimento de aplicativos específicos, é a oferta de delivery por parte das empresas de alimentação fora do lar. Mas antes de implantar o sistema é preciso analisar se realmente o serviço é essencial para os clientes, se o valor cobrado será viável e quais os motivos para montar um delivery. 

"Este perfil de operação demanda uma série de investimentos: desde o atendimento via telefone com entrega terceirizada, até um sistema completo via website e aplicativo, cada formato possui preços e complexidades diferentes e itens como compra e manutenção de veículos, contratação de funcionários, implantação de sistemas e softwares, entre outros custos.", explica Raphael Silva, especialista em delivery e consultor de negócios que traz uma proposta inovadora para capacitar o antigo e/ou o novo empreendedor que deseja iniciar a partir do zero. 

Rafael Silva 

Para os restaurantes, é uma boa opção para aumentar a receita, mas o planejamento deve ser feito com muito cuidado: o aumento nos pedidos de busca pode interferir na operação normal do restaurante e causar lentidão no atendimento físico. Dessa forma, se o seu serviço de delivery crescer, é interessante criar uma área especialmente para preparar esses pedidos, a fim de manter a boa qualidade e a reputação do seu negócio.

"Teresina vive um verdadeiro boom na área de entregas de alimentos por aplicativo. Motivos não faltam: praticidade, rapidez, comodidade... as pessoas pedem em casa, no trabalho, nas reuniões, enfim, basta um clique e pronto, recebe o pedido onde estiver economizando tempo. É um segmento que cresce , mas que precisa ser bem desenvolvido para oferecer as melhores experiências para o cliente.", destaca Raphael.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES