Serviços de água, energia e telefonia lideram reclamações no Procon em THE

Os serviços financeiros, que no semestre passado ocupavam a terceira colocação, saltaram para a segunda posição

Serviços de água, energia e telefonia lideram reclamações no Procon em THE | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal), registrou somente no primeiro semestre de 2022, o total de 1.470 reclamações, 68 denúncias e 54 consultas dos consumidores teresinenses. Os Serviços essenciais de água, energia e telefonia lideram o ranking de queixas, sendo 46% dos casos.

Os serviços financeiros, que no semestre passado ocupavam a terceira colocação, saltaram para a segunda posição, com o percentual de 25% das ocorrências. O terceiro lugar do ranking agora fica com os diversos fornecedores, como os lojistas, com 23% dos casos. E a quarta posição ficou com os serviços de saúde com o percentual de 6%.

“Diante dos casos, contabilizamos 570 audiências de conciliação com o percentual de resolutividade de 82,18%. Na prática significa que apenas 17,82% foram encaminhados para o Poder Judiciário, contribuindo, assim, para o descongestionamento processual da via Judicial”, afirma a coordenadora do Procon Municipal, Nara Cronemberger.

A coordenadora destaca ainda, que o órgão cumpre a sua função de proteger as relações de consumo. “O Procon Municipal de Teresina, dentre as suas competências, busca difundir dia a dia os direitos dos consumidores com a finalidade de alcançar uma harmonia nas relações com os fornecedores”, pontua.

O Procon Municipal é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), e atua primordialmente na proteção e defesa dos direitos dos consumidores e seus interesses na esfera individual. Trata-se de um órgão extrajudicial considerado como um meio adequado para a solução de impasses e conflitos decorrentes das relações de consumo.

O consumidor que desejar fazer alguma reclamação ou denúncia pode formalizá-las junto ao Procon Municipal, de forma presencial na Rua Manoel Nogueira Lima, 1347, jóquei, ou por meio do mail: proconteresina@gmail.com, com um resumo da reclamação em anexo, além de uma cópia do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos relativos à reclamação, tais como: nota fiscal, contrato, identificação do fornecedor e CNPJ.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES