Funcionários do Detran-PI ameaçam iniciar uma greve

Participando de uma paralisação desde a semana passada, os servidores do Detran foram às ruas ontem protestar

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Servidores do DETRAN-PI tomaram a Frei Serafim com faixas e apitos na manhã de ontem, rumo ao Palácio de Karnak para reivindicar ao governo do Estado a aprovação do Plano de Cargos e Salários da categoria que não é atualizado há 03 anos. Paralisados desde quarta-feira, 07, os manifestantes foram recebidos na sede do governo do Estado para negociações.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores do DETRAN, Salomé dos Reis, os servidores querem que o plano seja apresentado e encaminhado para Assembleia Legislativa o mais rápido possível. Segundo ela, nestes 03 anos forma realizadas dezesseis reuniões e até agora o governo não tomou nenhuma providência. ?Toda a vida eles dizem que o plano vai sair e não sai, por isso resolvemos parar pra esse plano chegar na Assembleia. Nossa ida (ao Karnak) é para pressionar?, explica.

Salomé informa que após a reunião no Karnak foi marcada uma reunião para esta quinta-feira, 15, às 13:00 horas, na Secretaria de Administração, para que esta questão seja solucionada com apresentação do plano que será apreciado ao governador. Se isto não ocorrer, a presidente informa que os servidores vão decretar greve geral. ?Temos toda a documentação já separada para entrar em greve geral. Inclusive vamos trancar todas as portas. Não vamos deixar nem o próprio diretor entrar. E vamos tocar fogo em pneus. Vai ser o DETRAN esquenta?, afirma.

A presidente acrescenta que os 401 servidores do DTRAN em todo Estado estão apoiando maciçamente a greve e as manifestações. Segundo ela, cerca de 98% dos serviços do órgão estão paralisados, como os de banca examinadora, vistoria e fiscalização. ?Todo mundo do DETRAN está aqui. O movimento é fortíssimo?, avalia.

Servidor do DETRAN há 38 anos, Francisco das Chagas Lopes, espera que seu esforço nas ruas traga a aprovação do plano que estruture os benefícios e as carreiras do órgão. ?Tenho 38 anos de serviço e meu salário é R$ 1.250,00. A arrecadação do DETRAN é de 9,5 milhões e a folha de pagamento é de 650 mil reais. Já estamos chegando no fim do ano e não resolvem nada?, declara.

O secretário de Governo, Wilson Brandão, recebeu os manifestantes numa reunião que foi considerada rápida e amigável. Segundo informações da assessoria, o secretário vai encaminhar as propostas para avaliação do governador Wilson Martins e do secretário de Administração, Paulo Ivan. A previsão é que até sexta-feira o governo do Estado retorne algum posicionamento para o Sindicato.

O DETRAN informa que o atendimento no órgão está sendo realizado pelos servidores terceirizados e que os procedimentos para dar entrada à primeira habilitação estão acontecendo normalmente. Os serviços que estão suspensos com a greve são apenas os de vistoria e as provas práticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES