Servidores punidos pela CGU chegam a 1,4 mil em 4 anos

Servidores punidos pela CGU chegam a 1,4 mil em 4 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Balan?o feito pela CGU (Controladoria Geral da Uni?o) revela que nos quatro ?ltimos anos foram demitidos 1.348 servidores p?blicos de carreira ou em cargo comissionado. O n?mero representa um total de 4,1 demiss?es a cada cinco dias -em trajet?ria ascendente.

Se somadas as aposentadorias cassadas, chega a 1.431 o total de servidores punidos com as san?es que a CGU considera as mais dr?sticas.

Conforme o balan?o, em 35% dos casos de demiss?es ou da cassa??o de aposentadorias, a irregularidade ? o servidor usar do cargo para obter vantagem para si ou para um terceiro.

Pagamento de propina fica em ?ltimo lugar, com 6,5% dos casos. Essa ocorr?ncia, no entanto, aumentou de 4,20%, para 5,35% em 2005 e est? em 8,54% neste ano.

Para o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, o incremento nos n?meros se deve principalmente ? cria??o, em 2005, de uma corregedoria para cada minist?rio. "Esse sistema j? come?ou a mudar a cultura de impunidade na administra??o. Hoje, o Executivo n?o se limita a culpar o Judici?rio pela impunidade. Ao contr?rio, temos aplicado as penalidades que a lei permite ? pr?pria administra??o, como as demiss?es e cassa??o de aposentadorias."

Desde sua cria??o, em 2003, a CGU busca ampliar os mecanismos de puni??o em car?ter administrativo, que s?o, no m?nimo, bem mais r?pidos que os decorrentes de decis?o judicial. A propor??o m?dia de tramita??o ? de um contra dez anos.

Segundo o procurador Jos? Alfredo de Paula Silva, que integra a equipe da Procuradoria Geral da Rep?blica, os processos penais por meio dos quais o servidor p?blico que, por exemplo, frauda licita?es em troca de pagamento de propina, acabam fulminados pela prescri??o por conta dos sucessivos recursos em meio aos tr?mites do Judici?rio. "Em contrapartida, a administra??o p?blica, que observa o devido processo legal e a ampla defesa, ? a previs?o mais efetiva e c?lere de que dispomos nos nosso ordenamento", afirma Jos? Alfredo.

Ministro e procurador concordam que o advogado de defesa do servidor ? quem faz a diferen?a. "As leis processuais no Brasil admitem excresc?ncias medievais. Um bom advogado n?o deixa um processo terminar em menos de vinte anos. E os corruptos podem pagar os melhores escrit?rios do pa?s. Essa ? a verdade. O resto ? cinismo", diz Hage.

O n?mero de demitidos inclui, por exemplo, o ex-servidor dos Correios Maur?cio Marinho, flagrado em 2005 recebendo R$ 3.000 em propina de um falso empres?rio. Marinho foi alvo de processo administrativo.

Demitido, ele trabalha em uma empresa de consultoria, em Bras?lia, e tenta voltar ao servi?o p?blico por meio de recurso ? Justi?a do Trabalho.

Outra demitida foi Maria da Penha Lino, indicada para um cargo em comiss?o como assessora do Minist?rio da Sa?de. Em maio de 2006, ela foi presa sob a acusa??o de favorecer a m?fia dos sanguessugas. Na ocasi?o, foi exonerada.

Depois de transcorrido processo administrativo, ela foi "destitu?da", termo para representar a demiss?o dos servidores que n?o integram os quadros. Ao mesmo tempo significa que eles est?o proibidos de contratar com a administra??o p?blica por cinco anos.

Dos cerca de 505 mil servidores p?blicos federais, 23.253 mil (4,5%) respondem a processo administrativo disciplinar por suspeita de praticar irregularidades.

O presidente da Confedera??o dos Servidores P?blicos Federais, Josemilton Costa, defende as san?es, desde que decorrentes do devido processo legal e sem vi?s pol?tico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES