mais

Sesapi orienta municípios sobre atendimento às síndromes gripais

O objetivo é discutir as ações relativas a Covid-19, Arboviroses, Influenza e Doença Sazional

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), através Centro Informações Estratégicas em Vigilânciaem Saúde (CIEVS), realiza nesta terça (11) e quarta-feira (12), reuniões com representantes dos municípios piauienses situados no território Entre Rios, para orientações sobre síndromes gripais e dengue. O objetivo é discutir as ações relativas a Covid-19, Arboviroses, Influenza e Doença Sazional, para uniformizar as ações  de enfrentamento e melhorar a qualidade dos atendimentos junto à população.

Reuniões com representantes dos municípios para orientações sobre a síndromes gripais e dengue (Foto: Reprodução)Reuniões com representantes dos municípios para orientações sobre a síndromes gripais e dengue (Foto: Reprodução)Para a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi Amélia Costa, esse é um momento em que a secretaria precisa estar em constante diálogo com todos os municípios para orientar sobre as doenças e, principalmente, sobre o surto da influenza que está fora da sazonalidade esperada e acontece simultaneamente à pandemia de Covid-19. “Nessa situação adversa as dúvidas se ampliam e a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde precisam agir rapidamente para capacitar toda a rede de atendimento na condução dos casos”, destaca. 

O Cievs já divulgou nota técnica com as principais informações para ajudar os municípios no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, orientando sobre diagnóstico clínico e laboratorial, manejo dos pacientes, tratamento que está disponível, vacinas e medidas de biossegurança. 

“Com a capacitação que estamos realizando vamos aprofundar a discussão sobre as diretrizes gerais de enfrentamento a dengue, surto de influência e pandemia da Covid-19, com o aparecimento de novas variantes”, antecipa a coordenadora.

Cievs divulga nota técnica com as principais informações para ajudar os municípios no atendimento nas UBS (Foto: Reprodução)Cievs divulga nota técnica com as principais informações para ajudar os municípios no atendimento nas UBS (Foto: Reprodução)Dentro das estratégias da Sesapi, estão previstas ainda capacitações com os municípios que abrangem as regionais de Picos, Fronteiras, Paulistana, Floriano, Bom Jesus e Uruçui. “Além das informações pertinentes estamos efetuando a  distribuição  de testes para todos os municípios.  Tanto no interior, quanto na capital estamos utilizando a mesma metodologia de orientação. No entanto, a nossa orientação é que as equipes treinadas devem repassar as informações para  as equipes dos municípios e para toda a comunidade”.

Segundo Amélia Costa, a informação precisa e com qualidade são fundamentais para  o melhor diagnóstico e a adoção das melhores estratégias.  Os dados precisos em relação ao atual cenário  possibilitam a adoção de medidas urgentes e  compatíveis com a realidade de cada município. “ É fundamental alimentar os sistemas de informação  disponibilizados pelo Ministério da Saúde para termos uma noção exata dos casos”.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail